Treinamentos in company são assim: você foi convidado a participar de um treinamento na empresa. Qual é a sua reação? Sente-se satisfeito por ter essa chance? Ou preocupado por ter que se ausentar das atividades normais durante algumas horas? Nesse período, você, de fato, “se entrega”?
Os treinamentos in company devem ser encarados pelos colaboradores como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento, independentemente dos motivos que o levaram a estar ali. Para garantir que os resultados sejam os melhores possíveis, é preciso ter uma atitude receptiva a novas informações.
É claro que os bons resultados dependem de diversos fatores – por exemplo, conteúdo relevante e aplicável, ambiente físico favorável, instrutor competente e comprometido. No entanto, ainda que tudo isso funcione perfeitamente, o treinamento não será bem-sucedido se não houver vontade por parte dos receptores. Assim, é preciso que o participante tenha consciência de sua responsabilidade e que, assim, se posicione como coautor do processo de aprendizagem.
Mas, vamos à prática: como ser um bom participante nos treinamentos in company oferecidos pela empresa e aproveitá-los ao máximo?
#1. Planeje-se
Para conseguir estar presente no treinamento “de corpo e alma”, é preciso, em primeiro lugar, planejar-se. Organize suas tarefas antecipadamente e avise colegas e gestores da área sobre o compromisso naquela data. Assim, você se concentra no treinamento e resolve pequenas pendências apenas durante os intervalos.
#2. Respeite os horários
Seja pontual e respeite os horários estipulados de início, intervalo e almoço. Essa atitude demonstra comprometimento para com o grupo e, assim, interrupções desnecessárias são evitadas.
#3. Desconecte-se
O cérebro demora cerca de 20 minutos para retomar a concentração após uma interrupção ou distração. Por isso, mesmo que pareça inofensiva, “uma olhadinha” no smartphone tira a sua atenção. Lembre-se ainda de que mexer nos eletrônicos com frequência pode incomodar também os colegas e o instrutor.
#4. Esteja aberto a aprender
Não seja reativo a novas informações, nem cruze os braços para oportunidades de conhecimento. Sua chance de ser um profissional mais preparado está sendo dada: aproveite-a. Esteja disposto a ouvir, refletir, contribuir. Um profissional diferenciado é aquele que quer melhorar sempre.
#5. Interaja
Antes de tudo, essa é uma oportunidade de dialogar e trocar ideias. A interação entre os envolvidos é a parte mais rica de um treinamento. Por isso, participe, levante questionamentos e contribua com a interatividade. Lembre-se de que todas as atividades propostas têm um objetivo.
#6. Pergunte
O compartilhamento de dúvidas gera discussões, conclusões e descobertas interessantes. Por isso, não guarde suas dúvidas por “menores” que possam parecer. Aproveite o momento para esclarecer e ouvir.
#7. Aplique novos conhecimentos
Se o treinamento for bem executado, você não terá dificuldades em enxergar sua aplicabilidade. Ao fim de um treinamento, reflita: como posso usar esse aprendizado no dia a dia? Não deixe de aplicar e multiplicar conhecimentos.
Com espírito colaborativo e proativo e com a mente aberta para o conhecimento, você está fazendo a sua parte e ajudando a promover um ambiente propício para a aprendizagem. A empresa agradece – e o seu lado profissional também.