• Português
19 3289-8338
[email protected]
Sala de Estudos
CPDECCPDECCPDECCPDEC
  • Inicial
  • Quem Somos
    • O CPDEC
    • Clientes
    • Mídia
  • Cursos
  • O que Fazemos
  • Downloads
  • Blog
  • Contato

5 falhas na linguagem para evitar em uma apresentação em público

    Home Blog 5 falhas na linguagem para evitar em uma apresentação em público

    5 falhas na linguagem para evitar em uma apresentação em público

    By princiweb | Blog, Dicas | 1 comment | 7 maio, 2015 |

    apresentacao 2

    Em uma apresentação em público, a audiência, inevitavelmente, faz avaliações, interpretações e, assim, cria imagens a respeito do apresentador. Por isso, o comportamento e a comunicação durante uma apresentação em público interfere diretamente na imagem a ser formada.

    Um aspecto da comunicação verbal que deve ser levado consideração sempre é o uso correto da língua portuguesa. Ainda que seja uma exposição mais informal e “amigável”, a linguagem merece cuidado e deve ser usada de forma precisa. Isso significa ser fluente, escolher palavras adequadas e demonstrar domínio no vocabulário.

    Veja 5 falhas na linguagem que devem ser evitadas em uma apresentação em público:

    1. Prolongamentos

    Ãah, éééh… Essas são vogais ditas de maneira prolongada para preencher o vazio entre uma palavra e outra. Deve-se evitar fazer prolongamentos, pois eles quebram o ritmo da apresentação, podem sinalizar falta de domínio do assunto ou falha no planejamento. Para evitar prolongamentos ou “brancos”, ensaie a apresentação e planeje como será feita a transição entre as ideias.

    2. Estereótipos de apoio

    “Né”, “tá”, “ok”, “certo” são alguns exemplos de expressões típicas da comunicação oral, mas que, se faladas repetidas vezes em uma apresentação em público, tornam-se estereótipos de apoio e passam a chamar mais atenção do que a própria mensagem (provavelmente, as pessoas contarão quantos “nés” o apresentador falou, mas não saberão resumir o conteúdo da mensagem apresentada).

    Qualquer palavra usada repetidamente, a cada começo ou fim de frase, vira um estereótipo de apoio. Pode ser “aí”, “assim”, “tipo assim”, “no caso”, “então”. Preste atenção na sua fala no dia a dia para evitar qualquer repetição excessiva durante uma exposição em público.

    3. Vícios de linguagem

    – Gerundismo: construções como “vou estar falando” ou “estarei falando” (sentido de futuro) são usos errados do gerúndio. Troque por “vou falar”, “falarei”. O gerúndio só pode ser utilizado se indicar uma ação contínua, no presente: “estou fazendo um treinamento”.

    – “A nível de”: essa combinação de palavras está errada. Em vez de dizer “o problema é a nível de qualidade”, diga “o problema é de qualidade” ou “o problema é do setor de qualidade”.

    – “Onde”: só pode ser usado para se referir a lugares, como em “a cidade onde moro”, “a empresa onde trabalho”. Cuidado com frases como “o problema de crédito pessoal foi identificado onde deve ser resolvido”. Nesse caso, “onde” está sendo usada de maneira incorreta, pois não se refere a um espaço físico.

    – Futuro do pretérito: use “seria”, “faria”, “indicaria” se estiver se referindo a algo hipotético. Há quem diga “minha apresentação seria sobre meio ambiente” ou “vou falar sobre o que seria um sistema de informática”, quando o correto é “minha apresentação é sobre meio ambiente”, “vou falar sobre o que é um sistema de informática”. Afinal, não há hipóteses nessas frases e sim certezas.

    4. Erros gramaticais

    Um apresentador que comete erros gramaticais, principalmente no uso das concordâncias verbais e nominais, pode passar uma imagem negativa ao público: a de que não domina a língua portuguesa. E, como a forma de usar as concordâncias é um indicador de nível de instrução, a credibilidade do apresentador pode ser colocada em xeque. Não deixe de revisar também os conteúdos escritos (slides, banners) que podem ser usados na apresentação.

    5. Palavras imprecisas

    – “Coisa” e “cara” são exemplos de palavras ditas frequentemente em apresentações – das mais formais às mais informais. São termos genéricos e bastante usados no dia a dia, mas passam uma imagem de extrema informalidade e generalizam a informação. Evite se referir a um projeto, uma ideia, como “uma coisa” ou falar sobre um cliente, um colaborador ou um diretor como “o cara”.

    – “A gente/nós”: sempre especifique a quem se refere o “a gente” ou o “nós”, complementando a informação: “a gente que faz muitas apresentações”, “a gente da área de qualidade”, “nós da área de RH”. Dessa forma, o receptor sabe a que se refere o “a gente”, o “nós”, caso contrário, a mensagem pode se tornar ambígua e imprecisa.

    – Diminutivo: o uso desse recurso pode significar a infantilização ou o desprezo em relação a uma ideia: “esse processinho”, “essa listinha”, “essa equipezinha”. Como infantilizar ou menosprezar uma informação não é valorizado em uma comunicação em público, evite usar o diminutivo.

    _________________________________________________________________________________________________

    Cursos indicados:

    • O poder da comunicação assertiva 

    apresentação, comunicação, linguagem

    Related Post

    • 5 dificuldades comuns de Médicos Speakers em apresentações

      By paloma | 0 comment

      Médicos speakers que fazem apresentações para públicos diversos enfrentam o desafio de falar sobre questões complexas de forma simples. Listamos aqui as dificuldades mais comuns observadas em médicos speakers durante suas apresentações: #1. Selecionar apenasLeia mais

    • Médicos Speakers: o nobre desafio de falar sobre questões complexas de forma simples

      By paloma | 0 comment

      Apresentar trabalhos em congressos, coordenar conferências, ministrar palestras em eventos, dar entrevistas à imprensa e conduzir aulas são atividades cada vez mais presentes no cotidiano de “médicos speakers” – como são chamados esses porta-vozes queLeia mais

    • Por que não se deve desistir de clientes problemáticos

      By princiweb | Comments are Closed

      Reclamações infundadas, telefonemas desnecessários, solicitações confusas, ausência de retornos, reuniões e negociações improdutivas. Esses são alguns dos fatos que podem ser recorrentes na relação com determinados clientes. Nesses casos, aparentemente, o caminho mais fácil éLeia mais

    • falar de política no trabalho

      Debate x Embate: falando sobre política no trabalho

      By princiweb | Comments are Closed

      “Futebol, religião e política não se discutem”. Certamente, você já ouviu essa frase mais de uma vez. De futebol e religião talvez dê para escapar, mas no atual cenário no Brasil, é praticamente impossível evitar conversas sobre política, seus desdobramentos e consequências.

    • Comunique-se como um líder e conquiste notoriedade profissional

      By princiweb | Comments are Closed

      A forma como você se comunica é determinante para conquistar sucesso profissional, de acordo com Jerry Ratigan, conselheiro executivo nos Estados Unidos. Habilidades de comunicação impressionam as pessoas em todos os ambientes – principalmente no trabalho. E o primeiroLeia mais

    Deixe um comentário

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Search

    Categories

    • Artigos
    • Blog
    • Comportamento profissional
    • Dicas
    • Educação Corporativa

    Recent Posts

    • Nosso posicionamento: Covid-19
    • Aprendizagem informal (‘informal learning’): o que é e como pode ser aplicada nas organizações
    • Quem são nossos ícones femininos
    • Desenvolvimento de pessoas: o lado positivo do estresse que talvez você não conheça
    • Foco na solução de problemas: Gustavo e as lições de casa

    Quem Somos

    Há mais de 20 anos, transformamos pessoas por meio de conhecimentos e de experiências significativas de aprendizagem.

    Onde Estamos

    Condomínio Praça Capital
    Av. José Rocha Bonfim, 214
    Edifício Milão - Santa Genebra
    CEP: 13080-650
    Campinas - SP

    Nas Redes Sociais

    CPDEC © Todos os direitos reservados
    • Inicial
    • Quem Somos
      • O CPDEC
      • Clientes
      • Mídia
    • Cursos
    • O que Fazemos
    • Downloads
    • Blog
    • Contato
    • Português
    CPDEC