• Português
19 3289-8338
[email protected]
Sala de Estudos
CPDECCPDECCPDECCPDEC
  • Inicial
  • Quem Somos
    • O CPDEC
    • Clientes
    • Mídia
  • Cursos
  • O que Fazemos
  • Downloads
  • Blog
  • Contato

Foco na solução de problemas: Gustavo e as lições de casa

    Home Blog Foco na solução de problemas: Gustavo e as lições de casa

    Foco na solução de problemas: Gustavo e as lições de casa

    By princiweb | Blog, Dicas | 0 comment | 31 outubro, 2018 |

    Durante um almoço informal, um amigo meu se queixou sobre seu filho mais novo: “o Gustavo não está indo bem na escola”. O principal problema é que invariavelmente ele não faz as lições de casa.

    Nas conversas com o pai, o Gustavo traz justificativas extremamente criativas e tem um repertório de desculpas incríveis. Eu questionei meu amigo:

    – “Qual a pergunta que você faz ao Gustavo quando ele não faz a lição?”

    Ele estranhou minha colocação e respondeu, sem hesitar:

    – “Por que você não fez a lição”?

    Comentei que essa pergunta já era esperada pelo garoto, que se certamente pensava antes sobre como iria respondê-la. 

    Perguntas óbvias provocam respostas óbvias


    Quando nos deparamos com um problema já conhecido – por exemplo, uma lição de casa não feita, a perda de produtividade na produção da fábrica, um erro frequente cometido no escritório -, a tendência é levantarmos a questão:

    -“Mas, por que isso aconteceu”?

    Assim como o Gustavo, crescemos ouvindo e respondendo perguntas assim, vindas de nossos pais, familiares e professores. A resposta, evidentemente, será sobre o fato já ocorrido, sobre o que passou. Para esse tipo de pergunta, ouviremos explicações minuciosas como: falta de tempo, ausência de material, problemas técnicos com equipamentos, pessoas que não ligaram… Enfim, um repertório enorme de considerações, que já não são valiosas porque foram previamente pensadas e dizem respeito ao passado.

     

    O tipo de pergunta é fundamental para solucionar problemas (ou não)

    Recomendei ao meu amigo, pai do Gustavo, que na próxima vez que essa situação ocorrer ele troque o por que pelo como e questione:

    -“Gustavo, como você vai resolver esse problema? Ou seja, o que você pretende fazer para mudar essa situação?”

    Essa pequena mudança na construção da frase põe foco na solução de problemas, o obrigando a pensar em ações. É claro que devemos conhecer as causas para que problemas comuns não se repitam. Mas, para isso, existem técnicas adequadas que devem ser aplicadas em momentos adequados. 

     

    Direcionamento de energia com foco na solução de problemas

    No primeiro momento, troque o por que pelo como. Depois que o problema tiver sido solucionado, passaremos para a análise das causas. Uma técnica muito utilizada é a Técnica dos 5 Por que’s, que analisa profundamente o fato até chegar à causa-raiz. Quando a causa-raiz for eliminada, a solução definitiva virá.

    Por isso, minha sugestão é que na próxima vez que você se deparar com um desafio, faça ajustes na frase e pergunte: “como sairemos dessa situação?” Assim, com foco na solução de problemas, vão aparecer ideias que possibilitem ação e evolução e que promovam movimentos para frente.

    Devemos nos acostumar a refletir mais sobre as soluções e menos sobre as justificativas – seja com seu filho mais novo ou com sua equipe de trabalho.

    ____

    Paulo Galvão é pós-graduado em Relações Interpessoais e é instrutor do CPDEC, onde ministra treinamentos na área de Gestão de Pessoas.

     


    Conheça treinamentos relacionados ao tema:

    • Feedback Eficaz
    • Comunicação Assertiva
    • Liderança e Gestão de Pessoas
    comportamento humano, desenvolvimento profissional, educação corporativa, solução de problemas

    Related Post

    • Aprendizagem informal (‘informal learning’): o que é e como pode ser aplicada nas organizações

      By paloma | 0 comment

      É importante diferenciar a aprendizagem formal da informal no ambiente de trabalho, uma vez que existem várias abordagens para caracterizar cada uma delas. Vamos considerar que a aprendizagem formal está vinculada à sala de aulaLeia mais

    • Competências de liderança: queremos ‘apenas’ líderes humanos

      By paloma | 0 comment

      Quais são as competências de liderança mais valorizadas? Foco em resultados. Visão de negócio. Busca pela excelência. Pensamento estratégico. Disciplina. Agilidade e produtividade. Domínio técnico. Essas são características que costumam vir à mente logo deLeia mais

    • Como dar feedback: uma aula na selva amazônica

      By paloma | 0 comment

      Você pode imaginar que no meio da selva amazônica é possível ter uma aula de como dar feedback? Pois bem, a aula aconteceu em uma pescaria que fiz no rio Iriri no estado do Pará. ParaLeia mais

    • Barack Obama na ATD: 8 lições do ex-presidente para o RH e para a vida

      By paloma | 2 comments

      Barack Obama na ATD | Não é todo o dia que acordamos para ver e ouvir pessoalmente Barack Obama em um congresso voltado à educação corporativa. Essa situação foi vivida por mais de 11 mil participantesLeia mais

    • Soft Skills e Educação: como foi a EdTech Conference 2018

      By paloma | 0 comment

      A EdTech Conference 2018 trouxe muita gente interessante, infinitos conteúdos e reflexões – sobre nós mesmos, sobre o futuro do trabalho, do país, sobre a educação básica e corporativa. Empreendedores, consultores, executivos, diretores juntos ouviram e falaramLeia mais

    Deixe um comentário

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Search

    Categories

    • Artigos
    • Blog
    • Comportamento profissional
    • Dicas
    • Educação Corporativa

    Recent Posts

    • Nosso posicionamento: Covid-19
    • Aprendizagem informal (‘informal learning’): o que é e como pode ser aplicada nas organizações
    • Quem são nossos ícones femininos
    • Desenvolvimento de pessoas: o lado positivo do estresse que talvez você não conheça
    • Foco na solução de problemas: Gustavo e as lições de casa

    Quem Somos

    Há mais de 20 anos, transformamos pessoas por meio de conhecimentos e de experiências significativas de aprendizagem.

    Onde Estamos

    Condomínio Praça Capital
    Av. José Rocha Bonfim, 214
    Edifício Milão - Santa Genebra
    CEP: 13080-650
    Campinas - SP

    Nas Redes Sociais

    CPDEC © Todos os direitos reservados
    • Inicial
    • Quem Somos
      • O CPDEC
      • Clientes
      • Mídia
    • Cursos
    • O que Fazemos
    • Downloads
    • Blog
    • Contato
    • Português
    CPDEC