Médicos speakers que fazem apresentações para públicos diversos enfrentam o desafio de falar sobre questões complexas de forma simples. Listamos aqui as dificuldades mais comuns observadas em médicos speakers durante suas apresentações:
#1. Selecionar apenas as informações essenciais
O exercício do desapego é sempre desafiador, especialmente entre os especialistas que têm muito a dizer e garantem que tudo o que está ali “é essencial”. Para realizar a seleção, faça as perguntas:
- “Essa informação é relevante para este público?
- “Essa informação cabe no tempo disponível?”
- “Essa informação está totalmente conectada ao objetivo da minha apresentação e vai me auxiliar a alcançá-lo?”
Se algo ali parecer “desencaixado” é porque deve ser desconsiderado ou, no mínimo, reformulado. Não tenha receio de excluir informações.
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#2. Adaptar o vocabulário
Não é novidade que o vocabulário técnico precisa ser “traduzido” para pessoas que não são da mesma área. Para adaptar o vocabulário, é preciso, antes de mais nada, levantar informações sobre o perfil do público e o que eles já sabem sobre o tema. É comum percebermos um esforço maior em relação à escolha das palavras no início das apresentações dos médicos speakers. Mas, após alguns minutos, essa autopercepção tende a diminuir e, com isso, os jargões surgem novamente. Por isso, manter-se atento às palavras e fazer adaptações é um exercício constante, que deve acompanhar o apresentador até o final.
#3. Manter-se conectado à plateia
Médicos speakers estão acostumados a falar em público, mas nem sempre estabelecem uma conexão com os presentes. O excesso de autoconfiança pode, em alguns momentos, gerar um distanciamento entre o apresentador e a plateia. É comum vermos speakers entrarem num “modo automático” e praticamente se esqueceram dos ouvintes. Fazer perguntas, narrar uma história, mencionar nomes de participantes (para plateias menores), variar os recursos (cenas de filmes, imagens, objetos) são estratégias simples de aproximação que auxiliam na captação da atenção.
#4. Criar slides visualmente agradáveis
Seja por pressa ou por força do hábito, muitos médicos speakers “poluem” seus slides com textos completos ou com excesso de elementos visuais (como gráficos e imagens) que prejudicam a legibilidade. Programas como o PowerPoint têm a função didática de guiar o apresentador e de auxiliar a plateia na compreensão da mensagem – ou seja, o que está ali deve ser “bom” para os dois. Os slides devem conter apenas palavras-chave e poucas imagens. Além disso, mantenha apenas uma única mensagem central por slide.
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#5. Ser pacientes durante questionamentos
O médico speaker deve ficar atento não só às perguntas dos participantes, mas às intenções por trás delas. Questionamentos, perguntas mais incisivas ou contra-argumentos podem gerar desconforto e impaciência, mas é essencial ser atencioso porque quem pergunta tem interesse em saber mais. Manter-se calmo, ser objetivo e conciso poderá solucionar a questão naquele momento. Mas, se isso não acontecer, oferecer-se para falar posteriormente com quem não pareceu satisfeito com a resposta é uma boa estratégia para otimizar o tempo e não perder a concentração.
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