Já falamos sobre por que devemos incentivar a interatividade nos treinamentos corporativos. Listamos aqui 5 estratégias, adotadas pelo instrutor, para gerar tal interatividade. Confira:
#1. Criar oportunidades de engajamento
É fundamental que o instrutor promova oportunidades de engajamento e de trocas – trabalhos em grupo, estudos de caso, debates, dramatizações, busca por soluções, jogos etc. Todas essas situações pressupõe que haja interação entre os participantes.
#2. Criar oportunidades de dúvidas
Tão importante quanto participar e interagir é levantar dúvidas e questionamentos. Esses são os momentos mais valiosos no processo de aprendizagem – quando o participante identifica dúvidas e procura obter respostas. O instrutor deve, assim, criar uma atmosfera receptiva e incentivar situações que ajudem o participante a revelar seus pensamentos.
#3. Incentivar a busca pela resposta
Envolver os participantes de forma ativa nas atividades, de modo que eles descubram respostas (e não apenas as ouçam). Nesse sentido, o instrutor é apenas um facilitador e não alguém que “entrega de bandeja” as soluções.
#4. Organizar o espaço físico
Para que a interatividade no treinamento aconteça de forma eficaz, é importante que haja uma adequação no espaço físico. É preciso organizar e usar o espaço do treinamento de forma que os aprendizes se sintam confortáveis e que a interação entre eles seja facilitada. Cadeiras e mesas móveis são fundamentais nesse momento.
#5. Aproximar-se dos participantes
A relação instrutor-participante também deve ser baseada na troca. Para isso, o instrutor deve criar aproximação, estabelecendo contato visual e, vez ou outra, citando os nomes dos participantes para captar atenção e incentivar interatividade no treinamento. Para identificar os participantes, use crachás ou promova apresentações individuais.
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