Criada pelo italiano Francesco Cirillo na década 80, a Técnica Pomodoro tornou-se um dos métodos de gerenciamento de tempo mais conhecidos. A palavra pomodoro (“tomate” em italiano) deu nome à técnica porque seu criador usou um cronômetro de cozinha com esse formato para dividir o tempo.
Como funciona a Técnica Pomodoro?
Francesco Cirillo criou esse método quando tentava aumentar sua eficiência nos estudos. O tempo era dividido em blocos (apelidados de “pomodoro”) de 25 minutos, dentro dos quais era preciso realizar uma única tarefa sem qualquer distração.
Depois de terminados os 25 minutos do pomodoro, era feito um intervalo de 5 minutos para descanso; a cada quatro blocos, o intervalo era de 30 minutos.
O objetivo da Técnica Pomodoro é aumentar a concentração durante as atividades de cada bloco e, consequentemente, melhorar a produtividade.
Aplicando a Técnica Pomodoro
Existem alguns passos para a aplicação da Técnica Pomodoro:
- Criar uma lista com as tarefas do dia;
- Programar um cronômetro ou o celular para despertar em 25 minutos;
- Escolher uma atividade e trabalhar nela até o fim do pomodoro;
- Fazer um intervalo e retomar a atividade.
Para oxigenar as ideias, é importante fazer o intervalo ao fim do pomodoro mesmo sem terminar por completo a tarefa. No vídeo abaixo (em inglês), é possível entender ainda mais sobre o método:
Interrupções de tarefas
Mesmo com um planejamento bem feito, algumas interrupções podem ser inevitáveis. A Técnica Pomodoro distingue interrupções em dois tipos: internas e externas.
• Interrupções Internas: partem do usuário da técnica. Muitas vezes, por exemplo, a pessoa se lembra de fazer algo, de ligar para alguém ou de mandar uma mensagem enquanto está trabalhando. Quando isso acontecer, faca anotações em um papel separado e continue a tarefa sem perder muito tempo.
• Interrupções Externas: partem de outras origens como ligações, e-mails recebidos, alguém chamando etc. A não ser que a interrupção seja urgente, a melhor opção é postergar a ação.
Quando ocorre um imprevisto ou uma interrupção, é preciso fazer um asterisco (*) ou tracinho (-) ao lado do nome na lista. Assim, é possível visualizar quantas interrupções aconteceram para tentar reduzi-las nas próximas vezes.
Leia também:
- O que é técnica GTD e como usá-la no gerenciamento do tempo
- Sem tempo para ler? Aprenda a ser seletivo!