A tão esperada revisão da ISO 9001 já está vigente. Em setembro de 2015, a ISO 9001:2015 foi publicada gerando modificações importantes no Sistema de Gestão da Qualidade. Empresas já certificadas ou que pretendem ainda obter a certificação precisarão, de agora em diante, promover atualizações para que possam se encaixar nas novas exigências.
A ISO é composta por normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para empresas – independentemente de seu porte e área de atuação. A revisão 2015 terá um impacto de mesma proporção nos Sistemas de Gestão que teve a revisão 2000. Isso evidencia que a nova versão contempla requisitos desafiadores para as organizações, com ênfase na geração de valor para elas e para seus clientes.
As empresas têm até 2018 para se adaptarem. A partir disso, os certificados de 2008 perdem a validade. Apesar do cronograma flexível, é importante que as organizações iniciem o quanto antes o processo de transição para atender os novos requisitos. Afinal, são várias as etapas envolvidas nessa atualização: rever processos atuais, compreender e estudar as novas exigências, identificar necessidades, capacitar colaboradores envolvidos etc.
“O foco da nova revisão em Avaliação de Riscos, em Partes Interessadas, Análise de Contexto da Organização, por si só, traz uma série de benefícios para o aprimoramento do negócio e para a satisfação dos clientes”, explica Renato Bottini, um dos consultores do CPDEC na área de Gestão da Qualidade.
O momento é oportuno para tomar contato com as novas exigências, capacitar os colaboradores envolvidos na implantação e/ou manutenção do SGQ na empresa e para compreender os novos requisitos da ISO 9001:2015. “Não vale a pena esperar. A ISO 9001:2015 é uma realidade e já que as mudanças não são opcionais, quem se adaptar antes, sai na frente”, defende Bottini.