Conheça os pressupostos-chave para a educação de adultos, desenvolvidos pelo educador Malcolm Knowles na década de 70, a partir dos princípios da Andragogia.
1. Necessidade – Aplicabilidade
Os adultos são estimulados a aprender conforme vivenciam as necessidades que a aprendizagem satisfará. Portanto, o curso ou treinamento deve ser relevante, deve estar relacionado com as atividades profissionais e contribuir para a solução de problemas reais.
- Agilidade de Aprendizado: 4 maneiras de aprender mais e melhor
- Treinamentos corporativos: faça anotações à mão para aprender mais
2. Autonomia – Autodiretividade
Os aprendizes adultos têm forte necessidade de se autodirigir, de decidir quando, como e o que querem aprender. Porém, nem todos os adultos aprendem da mesma forma. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade. Portanto, dentro dos princípios da andragogia, deve-se prever as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem.
3. Experiências prévias
Os adultos gostam de compartilhar suas experiências e conhecimentos acumulados. Os relatos podem servir como base para a construção de novos conhecimentos.
4. Interatividade
A interação entre os aprendizes e com o multiplicador é essencial para a qualidade da aprendizagem. Para isso, é preciso que haja o estímulo de situações interativas, como discussões, debates, atividades em grupo, cases e jogos.
5. Clima de segurança e respeito
Os adultos tendem a ter orgulho de si mesmos, de suas conquistas, experiências e conhecimentos, e não gostam de se sentir expostos perante outras pessoas. O clima de aprendizagem deve ser acolhedor, respeitoso e seguro durante todo o treinamento, evitando intimidações e constrangimentos. Geralmente, no início de um treinamento os adultos adotam uma postura reservada até perceberam que o ambiente não é “ameaçador”. Pessoas tímidas levam mais tempo para ficarem à vontade.
6. Reflexão – Feedback
Os aprendizes devem ter a oportunidade de praticar os novos conhecimentos e de refletir sobre sua prática, analisar e avaliar seu próprio desempenho. Só assim poderão descobrir novas perspectivas e opções de aprimoramento. Nesse sentido, o feedback do instrutor ou dos colegas é muito valioso.
_________________________________________________________________________________________________