Apesar de existirem inúmeras técnicas e metodologias de gerenciamento do tempo, algumas ações são realmente eficazes e fáceis de serem incorporadas no dia a dia. Veja algumas dicas simples para gerenciar melhor o tempo:
1. Saiba lidar com imprevistos
Sempre reserve em seu planejamento uma margem de segurança para atividades que surgem sem possibilidade de previsão (ou seja, os famosos imprevistos). Será necessário adaptar seu plano diário sempre que eles aparecerem. Por esse motivo, não trabalhe com cronogramas justos demais.
2. Diga ‘não’
Generosidade, boa vontade e proatividade são qualidades maravilhosas em um profissional. Mas quem quer cumprir um planejamento diário precisa aprender a dizer não: ‘não’ para o cafezinho, ‘não’ para reuniões desnecessárias, ‘não’ para almoços prolongados, ‘não’ para tarefas que podem esperar. Não tenha medo de negar quando necessário.
3. Não seja um procrastinador
Adiar atividades que já poderiam ter sido feitas é uma das maiores armadilhas no planejamento do tempo. Não seja um procrastinador: cumpra o cronograma sem deixar para depois o que pode ser feito agora (por mais chata que seja a atividade!).
4. Faça diariamente uma ‘To Do List’
Há inúmeros sinônimos para isso, mas tenha em mãos uma lista de tarefas do dia, que pode ser feita usando simplesmente caneta e papel ou ferramentas tecnológicas (aplicativos ou agendas eletrônicas). O importante é escrever o que deve ser feito, consultar a lista e cumpri-la.