Quer investir no desenvolvimento da sua comunicação? Veja algumas sugestões do que fazer para deixar a sua comunicação mais assertiva:
#1. Inteire-se sobre o assunto
“Sobre o que irei falar?” – Faça essa pergunta a você mesmo antes de iniciar uma conversa. Procure saber mais sobre o assunto e organize as ideias. Evite usar expressões e palavras como: “eu acho”, “quem sabe”, “talvez”, “sei lá”. Esses termos não dão credibilidade, transmitem insegurança e podem gerar dúvidas.
#2. Desenvolva a escuta ativa
Você realmente ouviu o que o outro disse? Mostre-se atento; pergunte, caso não tenha entendido; olhe para a pessoa enquanto ela estiver falando. Não interrompa desnecessariamente; espere o outro concluir o raciocínio. Essas são atitudes valorizadas e fundamentais em um diálogo.
#3. Seja objetivo e conciso
Evite “dar voltas” e “fazer rodeios” desnecessários. Procure ir direto ao ponto, mas contextualize para não parecer rude. Falar demais ou repetir a mesma ideia são ações que podem distrair ou confundir quem está ouvindo.
#4. Perceba a reação do outro
Preste atenção no receptor. Verifique se os sinais (expressões, gestos) que ele transmite demonstram acompanhamento e compreensão. Se necessário, pergunte se a pessoa entendeu ou se ela tem dúvidas. Lembre-se de que a base da comunicação é tornar a mensagem comum. Não adianta apenas falar, é preciso checar se houve entendimento.
#5. Seja empático
Ser empático significa se colocar no lugar do outro por alguns momentos. Antes de falar, pense: “como ele pode reagir diante dessa mensagem?”. Se for necessário, faça ajustes e adeque a maneira de dizer. Não se esqueça de analisar o contexto (momento, situação, local).
#6. Adeque a linguagem
Quem irá ouvir essa mensagem? O chefe? O colega? A esposa? O amigo? Faça essa pergunta para adequar a sua linguagem ao outro. Algumas situações exigem mais cuidados, outras menos. De todo modo, é sempre bom evitar os extremos: linguagem rebuscada demais, gírias ou linguagem muito informal. Fique atento para não cometer erros graves de português.
#7. Controle as emoções
Mostre-se envolvido com o assunto e reforce seu autocontrole. Não seja agressivo, nem demonstre mágoas ou raiva, mesmo em situações tensas. Para que a sua mensagem seja entendida, é importante administrar as emoções e as reações.
Coloque em prática essas dicas no seu dia a dia. A assertividade sempre facilitará suas interações e relações profissionais e pessoais.
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