Leonardo da Vinci, Santos Dumont, Guimarães Rosa, Picasso: personalidades criativas, cada um em seu campo de atuação. Mas não é preciso inventar o protótipo do helicóptero (no século XV), o avião, inúmeros neologismos ou um estilo próprio de expressar sua arte. Novas ideias nascem ao examinar problemas ou situações sob uma perspectiva diferente ou recombinar objetos e conceitos já existentes. Isso porque todas as pessoas são (ou podem ser) criativas.
“Quando eu estava no meio do curso colegial, meu professor de inglês fez uma pequena marca de giz no quadro-negro. Ele perguntou à turma o que era aquilo. Passados alguns segundos, alguém disse: ’É uma marca de giz no quadro-negro’. O resto da classe suspirou de alívio, porque o óbvio foi dito e ninguém tinha mais nada a dizer. (…) Nos dez anos que vão do jardim da infância ao colegial, nós tínhamos aprendido a encontrar a resposta certa, mas também havíamos perdido a capacidade de procurar outras respostas certas e perdido muito em capacidade imaginativa”.
1. Faça anotações
2. Estimule seu cérebro
3. Use o seu tempo ocioso com sabedoria
4. Aprenda a ouvir e observar
5. Não fuja dos problemas
6. Perca o medo de perguntar
7. Coloque as ideias em ação
8. Relaxe
“Quando a mente de uma pessoa expande-se ao criar uma nova ideia, nunca mais voltará a sua dimensão original”.(Oliver Wendell Holmes)
Por Vivian Cristina Rio e Paloma Domingues
________________________________________________________________________________
Leia mais:
Deixe um comentário