O processo de aprendizagem de adultos acontece de forma diferente ao das crianças. Os Princípios da Andragogia mostram como os adultos aprendem e o que valorizam (aplicabilidade, autonomia, experiências prévias, interatividade, clima de segurança e respeito e reflexão).
As bases teóricas fazem todo sentido, mas determinados comportamentos freiam o processo e prejudicam a retenção do conhecimento – seja, por exemplo, durante um treinamento in company, uma aula de pós-graduação, um seminário ou congresso. Saiba quais são os 5 Inimigos da Aprendizagem de adultos:
#1 Arrogância
Orgulho que se manifesta por atitude de prepotência ou desprezo com relação aos outros. Liberdade desrespeitosa; atrevimento. (MICHAELIS)
A arrogância, que pode ser vista em pessoas de todos os níveis hierárquicos, idades e profissões, atrapalha a reflexão, uma vez que o indivíduo se considera suficientemente pronto para determinada tarefa a ponto de não se esforçar para promover melhorias. Em um grupo, essa postura não incentiva a colaboração, e sim a competição e o afastamento.
Frases típicas de profissionais arrogantes:
- “Conheço bem essa área e treinamentos são inúteis para mim”.
- “Esse conteúdo não agrega nada”.
- “Estou em um nível acima em relação à maioria dos colegas”.
#2 Vergonha
Sentimento de humilhação ou de desonra; vexame. (MICHAELIS)
Vergonha é diferente de timidez. A timidez está relacionada à personalidade, enquanto a vergonha é um comportamento que inibe a expressão e a participação em determinadas situações sociais, causada pelo medo de errar e de ser julgado. Sem expressão não há interação; e interação é essencial durante o processo de aprendizagem de adultos.
Frases típicas de profissionais envergonhados:
- “Meu colega me conhece e pode falar por mim”.
- “Não vou me pronunciar, pois concordo com tudo que já foi comentado”.
- “Os slides são meus, mas o João vai à frente fazer a apresentação”.
#3 Preguiça
Pouca disposição para o trabalho; demora ou lentidão em fazer qualquer coisa; morosidade. (MICHAELIS)
Considerada um dos Sete Pecados Capitais, a preguiça demonstra falta de disposição em se envolver no processo de aprendizagem. Essa postura limita o indivíduo em suas ações, prejudicando ou impedindo a retenção de conhecimento. A preguiça pode ser causada por cansaço, desmotivação ou desinteresse.
Frases típicas de profissionais preguiçosos:
- “Preciso mesmo participar desta atividade?”
- “Estou sem tempo de planejar e, por isso, não trouxe nada pronto”.
- “Vou ficar só como ouvinte nesse encontro”.
#4 Impaciência
Necessidade de fazer uma coisa rapidamente; afobação, pressa, sofreguidão. (MICHAELIS)
Aprender algo novo leva certo tempo e, de forma geral, o adulto privilegia o imediatismo. É preciso passar por determinadas “etapas” para que a absorção do conteúdo aconteça de forma efetiva. Por mais contraditório que pareça, pessoas impacientes tendem a aprender mais lentamente porque frequentemente são prejudicadas por sentimentos como ansiedade e irritabilidade. Lembre-se do ditado: “a pressa é inimiga da perfeição. ”
Frases típicas de profissionais impacientes:
- “Meu ritmo é acelerado, por isso as pessoas não me acompanham”.
- “Já entendi. Podemos avançar?”
- “Como estou com pressa, verei esse conteúdo sozinho em outro momento”.
#5 Inflexibilidade
Que não se adapta ou é avesso a condições e situações novas ou diferentes; rígido. (MICHAELIS)
Ser inflexível significa criar uma espécie de bloqueio a novidades e mudanças. Não importa quão interessante e envolvente seja o conteúdo: pessoas inflexíveis são céticas e, por isso, não são impactadas. Isso porque só aprende aquele que está disposto a processar informações externas e a mudar.
Frases típicas de profissionais inflexíveis:
- “Sempre fizemos dessa maneira e nunca tivemos problemas”.
- “Eu sou assim mesmo”.
- “Prefiro continuar fazendo do meu jeito”.
Os Inimigos da Aprendizagem rondam os ambientes corporativos a todo o momento. É necessário estar atento para identificá-los e afastá-los e, assim, colher resultados mais eficazes em treinamentos, aulas e encontros profissionais. Lembre-se: aprender é sempre uma (grande) oportunidade.
________________________________________________________________________________
Deixe um comentário