A forma como você se comunica é determinante para conquistar sucesso profissional, de acordo com Jerry Ratigan, conselheiro executivo nos Estados Unidos. Habilidades de comunicação impressionam as pessoas em todos os ambientes – principalmente no trabalho. E o primeiro passo para o aperfeiçoamento das habilidades comunicativas é lembrar-se de que estamos sendo avaliados constantemente e, por isso, sempre há oportunidade de criar boas impressões.
Apesar da importância da boa comunicação, inúmeros colaboradores falham ao adotar estratégias comunicativas. Não deixe isso acontecer com você! Quanto antes adotar mentalidade de bom comunicador, melhor.
Articule com clareza seus conhecimentos técnicos e seu julgamento profissional em todas as ocasiões: em reuniões, apresentações, e-mails e contatos profissionais. Construa sua “presença” na companhia; o “ativo intangível” que irá aumentar sua influência e autoridade é a confiança. Os profissionais de maior sucesso exalam essa característica em toda comunicação que estabelecem.
Não provoque danos à sua imagem profissional. Comece lendo e relendo seus e-mails e pense: as informações são precisas? A mensagem passa credibilidade? Qual o tom do e-mail? O conteúdo é assertivo? É da responsabilidade de cada pessoa estabelecer uma comunicação profissional. Desenvolver apresentações e técnicas de comunicações poderosas irá aumentar seu valor como comunicador.
Veja algumas dicas para conquistar maior destaque:
#1. Mapeie seu desempenho
Faça uma lista de todas as suas interações frequentes (encontros, reuniões, e-mails, telefonemas). Descreva qual seu papel em cada uma delas, qual a extensão de sua interação, quais os participantes e níveis hierárquicos. Avalie quem é seu público e alinhe a mensagem com as necessidades críticas do grupo com o qual se comunicará. Além disso, é importante avaliar que aspectos demandam mais esforço por parte do comunicador e se preparar para eles.
#2. Conheça sua audiência
Para evitar o nervosismo e o estresse no momento da comunicação é absolutamente imprescindível entender o público com o qual você se comunicará. Esse conhecimento o leva a avaliar melhor qual nível de detalhamento deverá oferecer e qual o tempo necessário para explicar cada tópico abordado. O planejamento também é importante para que a comunicação seja mais assertiva: quais as necessidades do público ao qual me dirijo? Quanto tempo tenho disponível para a apresentação? O que é importante para os participantes?
#3. Articule sua mensagem
Enquanto se comunica, é importante ter foco na mensagem, planejando o começo, o meio e o fim. Reflita: o que quero transmitir à audiência? Quais ações as pessoas devem tomar após terem recebido a mensagem? Gastar muito tempo com informações irrelevantes limita a efetividade da mensagem e diminui credibilidade do comunicador.
#4. Pratique para aperfeiçoar suas habilidades
Assuma a responsabilidade por seu desenvolvimento profissional e adote uma postura proativa para conquistar suas metas de carreira. Aproveite as oportunidades diárias e apresente-se às pessoas, não importando o cargo que ocupam. Seja um contribuinte ativo no que diz respeito às oportunidades de liderar. Esses são recursos valiosos que aumentam sua efetividade na comunicação e elevam sua autoridade pessoal. Quem se destaca pode conquistar mais rapidamente uma promoção ou receber um bônus.
#5. Peça feedback com frequência
Para certificar-se de que seu público entendeu a mensagem, peça feedback! A maioria das pessoas acredita que, ao finalizar uma apresentação, a mensagem ficou clara e os participantes compreenderam quais serão as próximas ações a serem tomadas. Mas isso nem sempre acontece. E o resultado é a permanência de erros e a falta de clareza para executar próximas ações.
Não importa qual posição você ocupa hoje: se almeja novos desafios profissionais é fundamental aprimorar a sua habilidade de comunicação e colocá-la em prática todos os dias, a partir de um olhar mais criterioso. Com mensagens claras levam à eficiência.
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Texto escrito com base em publicações da Harvard Business Review e do The Huffington Post