A maioria dos mal-entendidos surge devido a falhas na comunicação e não a divergência de ideias. Não à toa, uma das maiores reclamações de colaboradores e gestores relaciona-se à ineficiência da comunicação.
Segundo Heidi Halvorson, psicóloga americana especialista na área, uma série de fatores interfere no que é dito e no nível de atenção ao longo de um diálogo. Para o cérebro, é mais fácil tirar conclusões baseadas em uma primeira impressão do que esforçar-se para entender o que, de fato, a outra pessoa está tentando dizer. E é por isso que a imagem pessoal – aquela “primeira impressão” – conta tanto.
As conclusões tiradas em poucos minutos “dão o tom” para o resto da conversa. Só depois de algum tempo passamos a ser influenciados por outros fatores e, com novas informações, a primeira impressão pode ser transformada. Mas, essa é uma etapa que demanda mais atenção e energia.
Sendo assim, comunicar-se bem significa ser capaz de romper as primeiras impressões ou preconceitos. As dicas abaixo podem ajudar a estabelecer uma comunicação mais eficaz:
- Cuidado com o falso consenso: o falso consenso pode levar a mal-entendidos, uma vez que se tem a impressão de que o interlocutor partilha das mesmas premissas e vê o mundo de forma parecida com a nossa. Questione sempre se as opiniões se aplicam ao seu interlocutor.
- Deixe os outros guiarem a conversa: quem sente que está no controle da situação, relaxa. Dê autonomia aos outros para motivá-los a se sentirem à vontade e a ouvir o que você diz. Mostre-se disponível e evite apressar a conversa.
- Evite jargões. Termos específicos podem tentar assegurar nossa autoridade sobre aquele assunto, mas no geral, criam ruídos desnecessários, uma vez que a atenção do ouvinte pode se desviar para outras direções. A não ser que esteja falando com um colega da área, evite o uso dos jargões técnicos. O excesso do uso pode passar uma imagem de arrogância.
- Passe mais tempo junto: quanto mais convivemos com alguém, mais refinamos nossas impressões sobre outro e melhor passamos a entendê-lo. Nesse processo, a cada interação aprendemos mais da outra pessoa.
- Esforce-se para ouvir. Geralmente, somos ouvintes ruins, pois nos distraímos facilmente. Esforçar-se ouvir e compreender torna a mensagem mais clara.
- Mostre quem é (de verdade): é importante certificar-se de que a pessoa formou uma impressão positiva a seu respeito. Por isso, evidencie sua personalidade e aproveite as oportunidades para mostrar o que você faz bem.
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