1 – Liderança
Uma equipe de alta performance precisa de liderança bem definida, que seja um reflexo do grupo. Os membros não podem ter dúvidas sobre quem toma a decisão final e a quem devem recorrer quando necessário. E para garantir o alto nível de desempenho, os líderes precisam ser participativos, inspiradores e coerentes.
2 – Autogerenciamento
Apesar da liderança, em uma equipe de alta performance, espera-se que os membros sejam os responsáveis por seus próprios comportamentos, decisões e aprendizados. Para isso, precisam saber claramente quais são suas funções e como executá-las, reduzindo, assim, o nível de risco e a dependência em relação aos outros.
3 – Diversidade e interdisciplinaridade
Uma equipe bem formada necessariamente deve ser heterogênea, composta por pessoas de diferentes perfis, origens, culturas e formações. As habilidades e conhecimentos individuais devem ser complementares.
4 – Antecipação
Os colaboradores devem ter a capacidade de olhar “a frente” e agir, sempre que possível, de forma preventiva. O gerenciamento de riscos evita situações futuras difíceis, que possam comprometer o desempenho coletivo.
5 – Clima de segurança
Em equipes de alta performance, o clima de segurança deve ser assegurado em todos os momentos. Ou seja, os indivíduos precisam se sentir confortáveis para agir, sugerir, opinar e errar, sem serem julgados ou reprimidos.
6 – Objetivo comum
É fundamental que haja um objetivo comum, muito claro para todos. Os membros precisam entender o motivo pelo qual executam determinadas atividades e a importância delas no panorama geral.
7 – Comunicação assertiva
Para evitar mal-entendidos e retrabalho, a comunicação entre todos os envolvidos precisa estar alinhada. Existem diversas formas e ferramentas que auxiliam nesse processo: reuniões semanais, feedbacks, comunicados internos, status report etc.
8 – Gestão de conhecimento
Equipes de alta performance são focadas em alcançar resultados, mas também em aprender constantemente e gerenciar tais aprendizados. Todas as etapas e processos de trabalho envolvem aprender e multiplicar, em prol da construção de um know-how coletivo: ou seja, ninguém, isoladamente, sabe mais do que todos juntos.