“Não basta a mulher de César ser honesta; ela tem que parecer honesta.”
(Cícero, orador romano)
A estrutura cerebral denominada sistema límbico é considerada a responsável pelo controle das emoções e pela formação da empatia, dentre outras funções. A ciência ainda não desvendou exatamente de que forma ocorre esse processo afetivo, porém já existe uma hipótese de que se baseia na identificação de afinidades entre as pessoas.
Segundo pesquisas, como as das Universidades de Nova York, Tufts e Harvard, essas afinidades podem ser identificadas em milésimos de segundos, sem que tenha sido trocada uma palavra entre os interlocutores. É como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”.
Albert Mehrabian, reconhecido pesquisador, comprovou que 93% do que se percebe em uma interação se refere à comunicação não-verbal. Assim, aspectos como a aparência, a postura, os gestos, o tom de voz e a forma de se movimentar são primeiramente percebidos, inconscientemente, e contribuem fortemente para a formação de imagem do indivíduo.
Por exemplo, há pessoas que, sem perceber e/ou sem saber o porquê, passam uma imagem de arrogância, que pode ser decorrente de um jeito de olhar os outros “de cima para baixo”, com o queixo levemente levantado. Há também aqueles que parecem quase sempre desmotivados, imagem esta formada por uma postura de ombros para baixo, uma voz sem ênfase (monotônica). São detalhes da comunicação não-verbal que assumem papel de grande relevância na formação de imagem.
Por isso, é fundamental conhecer sua essência (personalidade, objetivos), ter em mente a imagem que se pretende passar e se ela é de fato percebida pelos demais (e se não for, verificar como está sendo percebida pelos outros) para poder usar a comunicação não-verbal a favor da sua imagem.
Esse marketing pessoal é de crucial importância nesse mercado de trabalho competitivo. Cabe ressaltar que somente a imagem pessoal não garante um emprego, o fechamento de um contrato, ou uma entrevista de negócios. É imprescindível ser um ótimo profissional, com um currículo consistente, conhecimento e vivência. Mas, sem dúvida, a combinação de um perfil profissional exemplar e uma imagem pessoal positiva amplia as oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, invista em sua imagem!
Conheça a si mesmo
Exercite o autoconhecimento para escolher opções mais adequadas à imagem que pretende passar aos outros (desde o vestuário até as atitudes diante das pessoas de seu convívio social) e preservar, claro, a autenticidade. Conheça seu rosto, suas expressões faciais, seu corpo como um todo, para detectar pontos fortes e a aprimorar. Falar diante do espelho e se observar nesse exercício é um caminho interessante para alcançar esse autoconhecimento.
Preste atenção na postura e gesticulação
Mantenha uma postura ereta ao andar e sentar, pois passa confiança e otimismo, características essenciais para um bom profissional.
Caminhe olhando para frente, para passar segurança. Gesticule de forma a reforçar sua fala. Tenha um bom relacionamento interpessoal
Seja empático; respeite-se e, ao mesmo tempo, respeite o outro; saiba ouvir e interagir de forma cordial e amistosa.
Saiba se comunicar
Comunique-se com fluência e pronúncia clara, use linguagem apropriada ao contexto comunicativo (sem ser excessivamente formal ou informal) e evite palavras que demonstrem falta de cortesia.
Lucymara Alves de Andrade Vivian Cristina Rio Fabio Reis Busso Rosângela Curvo Leite
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