Entrevistas de emprego são momentos cruciais na carreira de qualquer profissional. Se for aprovado, o entrevistado poderá ingressar em uma empresa, mudar de cargo ou até mesmo de cidade. Mas, para obter sucesso, uma das habilidades essenciais é se comunicar de forma eficaz, clara, assertiva, sem falar demais, nem de menos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Maxim, empresa de recrutamento de São Paulo, falhas de comunicação são apontadas como as mais frequentes durante as entrevistas profissionais. A principal falha é falar demais, admitida por 31% dos pesquisados. Há profissionais, por exemplo, que relatam fatos e feitos sem relevância, perdendo o foco da pergunta do recrutador. Portanto, quando for discorrer sobre aspectos de sua vida pessoal ou profissional, exponha seus pontos fortes, ressalte suas realizações nas empresas nas quais trabalhou e de que maneira colaborou para o crescimento do negócio. Se for narrar casos, escolha um que retrate sua capacidade de liderar e de trabalhar em equipe ou que mostre suas habilidades de trabalhar sob pressão, sempre sendo conciso e relevante.
Perder a linha de raciocínio é a segunda falha mais frequente, apontada por 23% dos profissionais pesquisados pela Maxim. Geralmente, o fato de falar demais acarreta na perda da linha de raciocínio, pois, ao falar sobre assuntos que não convêm ao contexto da entrevista, corre-se o risco de não informar o que o recrutador quer realmente saber. O candidato pode, inclusive, passar a impressão de que está “enrolando”, o que não contribui para conseguir a vaga almejada.
Sem dúvida, no momento da entrevista, sentir-se inseguro e ansioso é natural, mas atente-se também para não falar muito pouco, terceira falha recorrente, segundo 16% dos pesquisados. Logo, evite dar respostas monossilábicas, limitando-se a dizer “sim” ou “não”. Lembre-se de que o recrutador avalia também sua habilidade de comunicação, que é imprescindível para todo profissional, independentemente de área e da empresa em que trabalhará.
O recomendado para evitar esses deslizes, apontados na pesquisa da Maxim como frequentes em entrevistas, é simular a situação de entrevista com um amigo, cônjuge ou parente. Pode parecer um pouco embaraçoso, mas este é um exercício bastante eficaz para identificar as possíveis dificuldades para responder certos tipos de pergunta e até para conhecer melhor suas expectativas em relação à vaga.
Sabendo o que precisa ser melhorado, repita o processo, procurando corrigir o que for necessário. Relembre também e anote, se preciso, experiências anteriores que retratem seu perfil e suas competências. Por fim, tenha sempre em mente que, quanto mais preparado estiver, maior será a probabilidade de o candidato obter sucesso na entrevista, sem cometer falhas na comunicação.
Boa sorte em sua próxima entrevista!
Por Carolina Takara, Rosângela Curvo Leite, Vívian Cristina Rio,
________________________________________________________________________________
Deixe um comentário