• Português
19 3289-8338
[email protected]
Sala de Estudos
CPDECCPDECCPDECCPDEC
  • Inicial
  • Quem Somos
    • O CPDEC
    • Clientes
    • Mídia
  • Cursos
  • O que Fazemos
  • Downloads
  • Blog
  • Contato

Aprenda a dizer “não”

    Home Artigos Aprenda a dizer “não”

    Aprenda a dizer “não”

    By princiweb | Artigos | 1 comment | 11 setembro, 2013 |

    A gente vive aprendendo
    A ser bonzinho, legal,
    A dizer que sim pra tudo,
    A ser sempre cordial…
    A concordar, a ceder,
    A não causar confusão,
    A ser vaca-de-presépio
    Que não sabe dizer não!
    Acontece todo dia,
    Pois eu mesma não escapo.
    De tanto ser boazinha,
    Tô sempre engolindo sapo…
    Como coisas que não gosto,
    Faço coisas que não quero…
    Deste jeito, minha gente,
    Qualquer dia eu desespero… […]

    (“Quem tem medo de dizer Não?” – Ruth Rocha)
    _____________________________________________
    Com forte carga negativa, o “não” é muitas vezes interpretado como negação, rispidez e insensibilidade.
    Esse modo de ver o “não” está presente no filme “Sim Senhor!” (2008), cujo personagem principal diz não a tudo, geralmente inventando desculpas – o que o afasta das outras pessoas. Após uma reflexão sobre esse seu comportamento, o personagem inicia um programa de autoajuda com base em um simples princípio: dizer “sim” a tudo.
    No início, o poder do “sim” transforma sua vida, mas logo ele descobre que aceitar tudo que lhe é proposto pode gerar situações inconvenientes. Essa obra, portanto, ilustra os dilemas de muitas pessoas: dizer “não” excessivamente (primeira fase do personagem) e não saber dizer “não”, mesmo estando em uma situação desconfortável, constrangedora ou ameaçadora (segundo fase do personagem).
    Observe alguns exemplos do cotidiano, em que podemos ter dificuldade de dizer “não”:
     
    • Um colega de trabalho costuma fazer brincadeiras de mau gosto diante de outras pessoas e isso nos incomoda;
    • Um amigo tem o péssimo hábito de não cumprir horários e isso nos chateia;
    • O chefe está sempre nos sobrecarregando com trabalhos que são responsabilidade de outras pessoas e isso nos perturba;

     

    Esses exemplos representam o que muitas pessoas passam no dia a dia, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal. Grande parte das pessoas se mantém passivas diante dessas situações, o que pode ser desastroso. Além do desconforto, há o risco de a pessoa se sentir tão pressionada que, às vezes, não consegue medir suas reações, podendo se tornar agressivas após tanto “engolir sapos”.
    Apesar de sua direta negatividade, o ‘não’, se bem empregado, pode ser favorável e gerar bons resultados profissionais e pessoais. Esse é o chamado “não positivo”.
    Essa denominação decorre do fato de que uma das principais fontes dos conflitos humanos destrutivos é a incapacidade de dizer ‘não’. Esse hábito é muito comum, mas as pessoas costumam se queixar de não conseguir dizer “não” quando desejam e sabem ser necessário.
    O ato de dizer “não”, portanto, deve ser aprendido e colocado em prática. Além disso, quem normalmente fala “sim” para tudo e para todos costuma ter grande dificuldade de colocar limites. Muitas vezes, essa pessoa é motivada pelo desejo de querer agradar ao outro, de ser valorizada. E o prejuízo emocional é o estresse que isso acarreta.
    Quem diz SIM para tudo:
    • Tem dificuldades de colocar limites;
    • Quer agradar a todos;
    • Quer ser valorizado;
    • Pode estar com baixa autoestima.

     

    Dizer SIM para tudo promove:
    • Estresse
    • Mágoa
    • Angústia
    • Baixa autoestima

     

    Em contrapartida, quem está acostumado a dizer “não” para tudo acaba sendo tachado como egoísta, intransigente, teimoso. Provavelmente, essa pessoa pode acabar perdendo oportunidades na vida.
    Quem diz NÃO para tudo:
    • Pode ser chamado de egoísta;
    • Fica de mau humor com frequência;
    • Isola-se das pessoas;
    • Perde oportunidades.

     

    É necessária, então, uma mudança de comportamento e de atitude para aprender a ser mais assertivo. Isso não significa confrontar as pessoas, nem dizer “não” o tempo todo, mas sim, dizer o que se pensa sobre determinado assunto, na hora certa e com o tom e as palavras certas. A comunicação assertiva tem por objetivo esclarecer situações incômodas que, por não serem discutidas corretamente ou conhecidas por ambas as partes, podem gerar desconfortos e mal-entendidos.
    A primeira premissa para ser assertivo é não ser agressivo. A relação com as pessoas deve ser clara, direta, objetiva, mas deve levar em conta os sentimentos do outro e o contexto comunicativo. Dessa forma, as pessoas podem conseguir construir relacionamentos sólidos, projetar uma personalidade mais consistente e obter atenção e admiração de outros.
    Para melhorar a assertividade, veja dez dicas de como dizer “não” adequadamente:
    1. Reflita se o “não” é realmente necessário naquele momento específico;
    2. Não confunda ser assertivo com ser agressivo: Não repreenda as pessoas apenas porque elas não agem de acordo com sua vontade. Essa atitude é pouco assertiva;
    3. Não utilize o tom de crítica ao falar: apenas expresse como o comportamento de determinada pessoa o deixou desconfortável e sugira uma maneira alternativa de se comportar;
    4. Explique e fundamente o seu “não”, para levar o outro a entender seus motivos;
    5. Fale de maneira firme (mas não brava), sem hesitações, para deixar claro que o assunto é importante, evitando assim risadas ou comentários que possam minimizar a importância do fato;
    6. Não demonstre sinais de nervosismo (esfregar nervosamente as mãos, desviar os olhos do interlocutor, cruzar e descruzar as pernas) ou descontrole emocional (gritar ou falar com a voz embargada);
    7. Não se porte como vítima e nem utilize artifícios emocionais, como choro: Se quiser ser respeitado e ouvido, seja firme e mostre que o seu “não” tem um motivo;
    8. Planeje a forma de dizer “não”: procure escolher palavras que levem em conta os sentimentos do outro e não apenas os seus;
    9. Escolha o lugar certo: Quanto mais reservado for o lugar da conversa, maiores serão as chances de sucesso;
    10. Exercite o “não” assertivo inicialmente em situações mais simples, com pessoas mais próximas, pois as consequências podem ser menos graves do que com pessoas desconhecidas ou do ambiente de trabalho.
    Simplesmente fugir do “não”, acomodar-se em conversas superficiais, evitando esclarecer situações que o incomodam, é só uma forma de adiar o confronto que poderá ocorrer no futuro. Embora “dizer não” possa causar um desconforto momentâneo, os resultados da comunicação assertiva projetarão sua imagem e sua personalidade de maneira muito mais positiva.
    Lembre-se de que o “não” positivo de hoje pode trazer inúmeros benefícios e muitos “sim” no futuro.

    Por Lucymara de Andrade, Rosângela Curvo Leite e Vivian Cristina Rio

    ________________________________________________________________________________

    Curso indicado:

    • Comunicação Assertiva

    Leia mais:

    • Sua comunicação é assertiva?

    ambiente de trabalho, autoestima, comportamento, comunicação assertiva, relações interpessoais, relações profissionais

    Related Post

    • engajar equipes

      Líderes: como engajar equipes para conquistar bons resultados

      By princiweb | Comments are Closed

        De acordo com a Gallup, apenas 13% dos colaboradores do mundo todo são engajados no trabalho que realizam. O mais alarmante é que esse índice se mantém já há alguns anos, o que evidenciaLeia mais

    • A percepção como diferencial profissional

      By princiweb | 0 comment

      A percepção sobre os outros – e sobre si mesmo – baseia-se na atenção (um processo de observação seletiva) e na interpretação do que foi observado. Existem vários fatores que influenciam o processo da atenção, agrupados em duas categorias: fatores externos e fatores internos.

    • Como o Business Partner pode melhorar o RH e o negócio

      By princiweb | Comments are Closed

      Apesar de o conceito de ‘Business Partnet’ (BP) ter sido criado há mais de 30 anos, em muitas organizações ele ainda não é familiar. Quando o termo surgiu, na década de 1980, David Ulrich tentavaLeia mais

    • Comunique-se bem para criar boas “primeiras impressões”

      By princiweb | Comments are Closed

      A maioria dos mal-entendidos surge devido a falhas na comunicação e não a divergência de ideias. Não à toa, uma das maiores reclamações de colaboradores e gestores relaciona-se à ineficiência da comunicação. Segundo Heidi Halvorson,Leia mais

    • Leve a vida com mais humor

      By princiweb | Comments are Closed

      Você já percebeu como a falta de humor pode estragar os bons momentos da vida? Já imaginou uma confraternização da empresa com pessoas mal-humoradas? Ou um encontro familiar sem nenhuma risada?

    Deixe um comentário

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Search

    Categories

    • Artigos
    • Blog
    • Comportamento profissional
    • Dicas
    • Educação Corporativa

    Recent Posts

    • Nosso posicionamento: Covid-19
    • Aprendizagem informal (‘informal learning’): o que é e como pode ser aplicada nas organizações
    • Quem são nossos ícones femininos
    • Desenvolvimento de pessoas: o lado positivo do estresse que talvez você não conheça
    • Foco na solução de problemas: Gustavo e as lições de casa

    Quem Somos

    Há mais de 20 anos, transformamos pessoas por meio de conhecimentos e de experiências significativas de aprendizagem.

    Onde Estamos

    Condomínio Praça Capital
    Av. José Rocha Bonfim, 214
    Edifício Milão - Santa Genebra
    CEP: 13080-650
    Campinas - SP

    Nas Redes Sociais

    CPDEC © Todos os direitos reservados
    • Inicial
    • Quem Somos
      • O CPDEC
      • Clientes
      • Mídia
    • Cursos
    • O que Fazemos
    • Downloads
    • Blog
    • Contato
    • Português
    CPDEC