Se você pensa nas redes sociais apenas como reduto das selfies e das receitas rápidas de comida, a ideia de usá-las para o desenvolvimento profissional pode parecer absurda. Mas existem diversas maneiras de aproveitá-las para construir habilidades, conhecimentos e relacionamentos, sem ficar sobrecarregado.
Para extrair o verdadeiro valor do aprendizado por meio das mídias sociais, faça a você mesmo essas três perguntas:
1. O que eu quero aprender?
Quer aprender mais sobre a indústria na qual está inserido? Siga líderes deste segmento no LinkedIn e Twitter para saber o que eles estão lendo e pensando. Você pode usar hashtags estratégicas para explorar recursos e realizar pesquisas. Descubra os melhores blogs e podcasts por meio de histórias compartilhadas online por colegas. Pense sobre um campo específico ou tópico sobre o qual você quer aprender mais, e foque sua atenção nessa área para que você aguce um olhar especializado ao invés de tentar aprender um pouco sobre “tudo”.
Reflita também sobre suas fraquezas. Se você realiza muitas apresentações e está cansado daqueles gráficos em pizza do Excel, comece a observar infográficos no Pinterest como forma de inspiração para apresentar melhor os dados. Se gerenciamento do tempo é um problema recorrente, siga no Twitter uma lista de experts em produtividade para ter contato com as dicas mais recentes.
Usar mídias sociais para trabalhar áreas como essas não vai somente fortalecer suas habilidades profissionais: também ajudará a ampliar sua rede de contatos. Ao compartilhar informações interessantes, você pode encontrar outros que estão atentos aos mesmos tópicos que você e, assim, criar uma comunidade online de aprendizado.
2. Quando eu tenho tempo para aprender?
As mídias sociais podem ser uma maneira eficiente de buscar o desenvolvimento profissional porque se encaixam facilmente na vida diária. Sim, você pode frequentar algumas palestras ao ano – mas não existe nada como um processo de aprendizado contínuo que te deixa “ligado” e criativo. Pense um pouco sobre quando você tem tempo e energia mental para aprender e quais formatos funcionariam melhor na sua agenda. Depois, use suas redes sociais para encontrar a informação que você quer no formato que precisa.
Por exemplo, para trabalhar no seu autodesenvolvimento, aproveite momentos como treino, tarefas domésticas ou trânsito para ouvir os podcasts selecionados. Se você usa transporte público e consegue ler durante os trajetos, use um leitor RSS como o Feedly para se inscrever em blogs relacionados à sua área.
Você aprenderá muito mais ao otimizar o tempo lendo ou ouvindo materiais de fontes pré-selecionadas do que se apenas passar os olhos pelo feed de notícias.
3. De quem eu quero aprender ou com quem?
Nós aprendemos melhor quando estamos inseridos em uma comunidade de aprendizado. É aqui que as redes sociais realmente brilham: como o sentido principal delas é o de compartilhar ideias, tornam-se uma ótima ferramenta para criar engajamento entre uma comunidade de pessoas que querem ler e ter insights, além de compartilhar seus próprios pensamentos.
Existem várias maneiras de encontrar ou criar uma comunidade de aprendizado online. Se você busca o lado prático – uma comunidade de profissionais de sua área, trocando informações ou melhores práticas – você pode entrar em comunidades no Facebook, LinkedIn e até Slack.
Para encontrar um grupo que se encaixe no seu perfil, pergunte a amigos e colegas se eles fazem parte de alguma comunidade profissional ou de aprendizado. Quanto mais claro você for sobre o que gostaria de aprender e com quem, maior será a probabilidade de encontrar uma comunidade que funcione.
Pela minha experiência, os grupos mais valiosos são os menores onde só é possível entrar através de convites e cada pessoa conhece ao menos um membro do grupo. Isso cria o nível de confiança necessário para que as pessoas compartilhem suas dificuldades, dicas e façam perguntas que não se sentiriam confortáveis para fazer num espaço mais aberto.
Definir suas intenções sobre o que, de quem e quando quer aprender pode transformar as mídias sociais numa ferramenta poderosa e conveniente para seu desenvolvimento profissional contínuo. Sim, ainda há espaço para tirar fotos do seu café da manhã – mas quando você estiver pronto para sentar e trabalhar lembre-se de que as mídias sociais podem auxiliá-lo a conquistar seu próximo objetivo na carreira.
___
Por Alexandra Samuel – PhD em Ciências Políticas pela Universidade de Harvard, palestrante, pesquisadora e autora de ‘Work Smarter with Social Media’.
Texto original ‘Using Social Media to Build Professional Skills’ extraído da Harvard Business Review (Tradução: CPDEC)
________________________________________________________________________________