De acordo com a Gallup, apenas 13% dos colaboradores do mundo todo são engajados no trabalho que realizam. O mais alarmante é que esse índice se mantém já há alguns anos, o que evidencia que a maioria dos locais de trabalho falha na hora de engajar seus colaboradores.
Em julho de 2016, a Gallup revelou um rombo de US$ 100 bilhões nos cofres públicos americanos. A causa do prejuízo? O desinteresse dos funcionários públicos pelo trabalho que faziam. E o que poderia estar na raiz desse problema? De acordo com a consultoria, isso podia ser explicado pela falta de preparo de seus líderes.
Segundo dados da pesquisa, uma parcela de apenas 29% dos servidores públicos nos Estados Unidos está satisfeita com o trabalho que desempenha. Dentre os mais engajados com a profissão, estavam: policiais, bombeiros e professores – e isso revelou que, quanto mais gostavam do que faziam, mais inovações e melhorias surgiam.
Como a liderança pode melhorar a produtividade dos colaboradores?
Ainda de acordo com a Gallup, apenas 1 em cada 10 pessoas possui o talento necessário para se tornar um gestor e engajar sua equipe. Some-se a isso o fato de que em 80% dos casos, as companhias contratam as pessoas erradas para a posição que ocupam. O resultado? Pouco entusiasmo ou comprometimento, o que faz com que a produtividade e satisfação dos clientes diminua, os incidentes de trabalho aumentem e a geração de renda e valor fiquem comprometidas. Por isso vale tanto a pena ter, na corporação, gestores engajados com seu próprio desenvolvimento pessoal e com o desenvolvimento de demais colaboradores.
Principais pontos de melhoria para as lideranças
Em pesquisa realizada com mais de 7 mil empregados americanos, foram detectados os principais pontos de melhoria para os líderes. Problemas de comunicação ficaram no topo: quem se comunica mal com a equipe, não consegue estabelecer uma conexão forte o suficiente para promover o engajamento e um certo senso de “sentido” no trabalho que as pessoas realizam.
A comunicação mais frequente (por telefone, e-mail ou pessoalmente) entre o colaborador e seu gestor geram mais envolvimento, e o trabalho torna-se mais estimulante. Por isso, é tão importante que os líderes estejam preparados para que sejam comunicadores eficazes, por meio de estratégias de escuta ativa e empática, da boa comunicação e da assertividade.
Resolvendo problemas de liderança
O treinamento é a melhor saída para empresas com problemas de motivação e liderança em sua equipe. A maior vantagem de treinar um líder é investir na capacitação não só de um funcionário, mas de todos que ele comanda.
Cursos especializados para liderança conseguem ajudar o profissional a desenvolver suas habilidades interpessoais, tornando-o mais motivador e inspirador para a equipe. Também existem as opções de cursos de comunicação voltado à melhoria das habilidades comunicativas do colaborador.
Independente da opção, é imprescindível que a empresa invista continuamente em processos de capacitação. Essa é uma maneira eficaz de aumentar a produtividade e o lucro, além de criar um ambiente de trabalho que retenha talentos. Confira nossos cursos.