Momentos de crise geram incertezas e maior pressão por resultados. Nas empresas, os profissionais precisam demonstrar eficiência, demonstrando flexibilidade e desempenhando mais funções.
Nesse cenário, a sobrecarga de trabalho é inevitável. Em pesquisa da Deloitte em 106 países, 65% dos funcionários afirmam se sentir pressionados e 44% deles não sabem lidar com isso, o que leva à crescente ansiedade. Lidar adequadamente com essa sensação é fundamental para manter-se produtivo, ainda que haja desafios.
Veja 8 hábitos que atrapalham na crise:
#1. Cobrar-se demais
É normal querer monitorar o nosso próprio desempenho e, muitas vezes, somos exigentes demais. O que fazer: ponderar e gerenciar o nível de cobrança.
#2. Estar sempre disponível
Demonstrar disponibilidade é uma atitude positiva, porém é preciso saber dizer “não” quando necessário. Estar disponível não é sinônimo de dar respostas imediatas a todos, o tempo todo. Para não se precipitar, reserve um tempo para pensar e agir no momento certo, mesmo em tempos de crise.
#3. Ser multitasking
A figura do profissional multitasking é um mito. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo não significa realizar trabalhos com qualidade: significa apenas “atropelar” atividades. O ideal é selecionar as tarefas e realizá-las uma por vez.
#4. Usar o celular em excesso
Checar mensagens constantemente causa distrações e aumenta a ansiedade – afinal, a mente está “trabalhando” sem parar. Estabeleça momentos apropriados para checar o celular e desconecte-se quando possível.
#5. Pular refeições
A pressa faz o tempo parecer mais escasso do que realmente é. Faça pausas para as refeições e não “pule” o horário do almoço para resolver pendências. Aproveite esse momento para desconectar-se, interagir e, assim, inspirar-se.
#6. Considerar tudo importante
O que, de fato, é importante neste momento? Esse questionamento, anterior à ação, ajuda a estabelecer metas, definir prioridades e direcionar os esforços.
#7. Antecipar-se demais aos fatos
Viver pensando no que ainda não aconteceu impede a concentração no presente e antecipa preocupações, muitas vezes, desnecessárias. Refletir sobre o futuro é preciso, mas antes disso, é preciso focar no “agora”.
#8. Descuidar da vida pessoal
O foco excessivo nas entregas elimina fontes de prazer. O que fazer: equilibre as prioridades e dedique-se também à vida pessoal. Momentos de saúde, repouso e lazer são essenciais.
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