Todo relacionamento pressupõe comunicação, seja entre colegas de trabalho, chefes, família, amigos, vizinhos. A comunicação é necessária em qualquer situação em que haja contato com outras pessoas. Mas comunicar-se é mais do que simplesmente falar e ouvir. Comunicar significa “tornar comum”, isto é, revelar algo de tal forma que o outro compreenda.
E será que você está sendo, de fato, compreendido no dia a dia? Ou, com frequência, surgem dúvidas e mal-entendidos nas conversas em que você participa? Você já ouviu algo como “não entendi o que você quis dizer”?
Para ser entendido é preciso ser assertivo. E ser assertivo não tem relação com estar “certo” ou estar errado”. Na verdade, não importa qual seja a opinião defendida ou o conteúdo da conversa; não importa se você é contra ou a favor de uma ideia, nem se você é uma pessoa tímida ou extrovertida: ser assertivo é ser firme, objetivo e claro, sem ser desrespeitoso e sem causar constrangimentos. É saber expor pontos de vista sem deixar dúvidas e até discordar, se necessário, mas sempre mantendo uma postura cordial.
Parece difícil? De fato, o comportamento pode ser desafiador em um primeiro momento, mas a boa notícia é que a assertividade pode ser aprendida, desenvolvida e praticada por qualquer um. No trabalho, um profissional assertivo tende a se destacar e a ser valorizado, já que sabe se expressar bem, usar as palavras adequadas e conviver melhor em grupo. Assim, com mensagens mais claras, há menos chances de conflitos e mal-entendidos.
Por Rosângela Curvo Leite
* Artigo originalmente publicado na revista interna do Grupo Astra
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