A cada ano que passa o número de empresas no Brasil e no mundo cresce, tornando a concorrência cada vez mais acirrada. Num país com mais de 386 mil empresas atuando só na área de serviços profissionais e administrativos (dados do IBGE) só existe uma maneira de sobreviver e alcançar destaque: inovação.
Mesmo que esse termo seja amplamente usado no ambiente empresarial é difícil chegar a uma conclusão sobre seu significado. A palavra vem do latim innovare, tendo o sentido original de tornar novo ou incorporar novidade. Atualmente ela também é usada com o significado de uma combinação de ideias ou recursos para gerar novos processos, produtos ou serviços. Sem dúvida, inovações tornaram-se diferenciais de mercado capazes de determinar a sobrevivência ou não de uma empresa. Esse é o motivo que leva muitas organizações a investir em treinamentos voltado à inovação e à construir departamentos inteiros focados neste tema. Porém, o cenário da inovação no Brasil continua pouco desenvolvido. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, 54% dos empresários brasileiros consideram o grau de inovação em indústrias baixo. Isso deixa evidente a carência das companhias nesse sentido. São várias as técnicas que prometem ajudar uma equipe a inovar – o design thinking é uma delas.
O que é design thinking?
O design thinking é uma corrente de pensamento que surgiu para incorporar técnicas da área do design em todo o ambiente empresarial. A intenção é utilizar equipes multidisciplinares (com profissionais de várias áreas) para criar ideias aplicáveis e que atendam necessidades do consumidor-alvo.
Ao adotar o design thinking, empresas criam uma cultura da inovação, na qual profissionais são incentivados a explorar e a criar sem medo. Isso gera um processo exploratório que incentiva a companhia a se renovar constantemente e a adquirir maior competitividade e a conquistar novas oportunidades no mercado.
Inovação segundo o design thinking
Em seu livro sobre Design Thinking, o empreendedor Tim Brown comenta que a inovação visa tirar o profissional de sua zona de conforto. Para aplicar a metodologia do design thinking, uma equipe passa por três espaços de inovação que são sobrepostos, podendo ser utilizados várias vezes durante o processo. São eles:
- Inspiração: problema ou oportunidade que motiva a busca por soluções.
- Idealização: processo de gerar, desenvolver e testar ideias.
- Implementação: caminho que vai do desenvolvimento à implementação.
Para garantir que os problemas inspiradores da inovação consigam uma solução rápida, o design thinker (quem trabalha com essa metodologia) deve elaborar protótipos, determinando o que funciona e o quenão funciona desde o princípio. Esses protótipos devem ser baratos e simples, distantes ainda do produto final . A falha é um ponto-chave desse processo, pois é por meio dela que profissionais conseguem descobrir onde melhorar.
Cultura de inovação
Outro elemento importante nessa corrente de pensamento é a cultura de inovação, descrita por Brown como um ambiente onde o profissional pode realizar experimentos e correr riscos sem medo. Vale ressaltar que esse ambiente empresarial inclui tanto o espaço físico, quanto o psicológico
Em especial o espaço psicológico é o fator que impede muitas companhias de inovar., Ninguém gosta de falhar, mas impedir que falhas aconteçam na empresa pode minar o processo de inovação.
Em uma enquete realizada pela Economist Intelligence Unit, 53% dos colaboradores entrevistados afirmaram que a cultura de incentivo a novas ideias era o fator mais importante para inovar no trabalho. Mesmo assim, 30% dos colaboradores disseram que essa cultura não existe em sua empresa.
Para criar a cultura da inovação em uma organização, é preciso adotar ao menos quatro atitudes:
- Recompensar o sucesso;
- Dar permissão para falhar;
- Evitar pedir permissão na hora de inovar;
- Afrouxar regras.
Atitudes desse tipo incentivam os colaboradores a desenvolverem e aplicarem novas ideias. Dessa maneira o medo de falhar some e dá espaço para o surgimento novas ideias Como o design thinking visa integrar todas as áreas da empresa, uma cultura de inovação é extremamente importante, uma vez que incentiva a colaboração entre funcionários para a criação de equipes mais eficientes e inovadores.
Implantando o design thinking em sua empresa
Apesar de alguns chamarem o design thinking de um método para a inovação, não há fórmula para implanta-lo. Para executar o design thinking, a companhia deve começar por desenvolver a integração entre as áreas e fomentar a colaboração entre profissionais multidisciplinares Tal medida ajuda a ampliar a visão do ambiente interno e externo, criando a possibilidade de enxergar novas maneiras de buscar soluções e superar problemas.
Mudar o foco das operações e processos da companhia também é importante. O design thinking tem o ser humano como centro de suas operações. Portanto, é preciso ter em mente as necessidades do consumidor (tanto final quanto intermediário) ou de qualquer outro indivíduo que seja beneficiado pela inovação. Todos os projetos criados com design thinking em plano de fundo visam criar satisfação para o usuário
A abordagem do design thinking é uma poderosa aliada na criação de um ambiente empresarial colaborativo, que visa criar, desenvolver e executar ideias. Treinamentos e cursos in-company são uma maneira de gerar estímulos e fomentar uma cultura organizacional voltada à inovação. Conheça os cursos que estão em oferecimento no site do CPDEC.
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