Pelos corredores da empresa, ouve-se: “networking”, “avaliação 360 graus”, “budget”, “clima organizacional”, “canvas”. Esses são apenas alguns dos milhares de jargões, estrangeirismos e termos técnicos que fazem parte do ambiente profissional e compõem o chamado “corporativês”: o linguajar do mundo corporativo. E é inegável: para inserir-se, é preciso “falar essa língua”.
Entretanto, ainda não existem cursos que ensinem o vocabulário corporativo aos colaboradores. O maior aprendizado é aquele adquirido pela experiência do dia a dia. Mas é possível (e recomendável) se informar para evitar gafes entre os colegas e tornar a comunicação mais eficaz.
Confira a seguir o significado de alguns termos básicos da gestão empresarial:
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Autogestão
Modelo de gestão no qual um organismo é administrado pelos próprios participantes/integrantes, sem a figura do superior (patrão ou chefe). Todos os colaboradores participando das decisões gerenciais em igualdade de condições.
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Avaliação 360 graus
Sistema usado para medir o desempenho. O colaborador não é submetido somente à avaliação do chefe-imediato, mas também a dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes.
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B2B
Sigla fonética de “business to business”. É o comércio entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor final.
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Balanced ScoreCard – BSC
Significa “cartão de aferição ponderada e integrada”, ligado ao processo de controle dos resultados da empresa. O BSC Manager traduz a estratégia em resultados, através do estabelecimento de objetivos, indicadores de desempenho, metas e ações, levando a um processo de monitoramento contínuo, analisando, concluindo e agindo junto com sua equipe, compartilhando seu “painel de comando”.
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Benchmarking
Processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das melhores empresas.
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Break-even
Em português, ‘ponto de equilíbrio’: é quando os custos da empresa são iguais as suas receitas. O cálculo do break-even point (o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram, ou seja, o ponto de lucro zero da empresa) é muito importante para o processo de planejamento estratégico e financeiro.
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Budget
É o orçamento – normalmente, anual. O processo de planejamento financeiro anual deve ser precedido de uma definição de objetivos, estratégias, prioridades, pessoal e organização, processados numa modelagem financeira em planilhas Excel ou equivalente. É importante envolver pelo menos cinco áreas da empresa: marketing, engenharia, logística e/ou produção, vendas, treinamento e finanças.
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Business Intelligence – BI
Processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à tomada de decisões empresariais.
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Canvas
Metodologia para organizar (em um espaço) ideias sobre como buscar resultados. A organização é feita por meio do preenchimento de um quadro, utilizando post-its – uma aplicação estruturada, instigante e envolvente para construir, alterar ou avaliar modelos de gestão empresarial.
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Capital de Giro (working capital)
São os recursos financeiros utilizados para cobrir os custos do dia a dia e o prazo entre o pagamento de despesas e o recebimento da receita.
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Capital Humano (human capital)
Diferente de recursos humanos, “capital humano” é o conjunto de conhecimentos, experiências e aprendizados das pessoas que lhes permitem realizar trabalhos com diferentes graus de complexidade e especialização.
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Clima organizacional
É o ambiente interno de uma empresa. Para avaliá-lo são considerados aspectos relacionados à liderança, motivação e planejamento de carreira.
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Commodity
Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional.
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Controlling
O controlling permite definir e gerenciar orçamentos e comparar os índices reais e planejados a qualquer momento, obtendo um quadro exato e atual do seu negócio.
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Core Competence
Confunde-se muito core competence com core business. Este último significa o negócio principal da empresa; core competences são competências que os clientes apreciam (e pagam) e que os concorrentes tem dificuldades em imitar.
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Customer Relationship Management – CRM
Em português, “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Permite identificar/entender grupos de clientes e desenvolver estratégias para gerenciá-los de forma mais rentável, por meio de um conjunto de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.
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Design Thinking
Modo de pensar “graficamente”. É uma abordagem que facilita pensar e atuar “fora da caixa”, bem como utilizar a criatividade de forma colaborativa para gerar e implantar ideias (criatividade e inovação), a partir das necessidades reais dos stakeholders (grupos de interesse).
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Empowerment
É uma ação da gestão que visa o melhor aproveitamento dos colaboradores por meio da delegação de poder. A prática é feita por empresas que dão mais poder, autonomia e responsabilidades aos seus colaboradores e que estão mais bem posicionadas para competir. É necessário alto grau de autonomia individual.
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Empresabilidade
Conjunto de ações feitas pela empresa para tornar-se atrativa a colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e investidores.
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Enterprice Resource Planning – ERP
Sistema de informação cuja função é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais, estabelecendo relações de informação entre todas as áreas de uma companhia.
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Gestão Baseada em Valor– GBV (Value Based Management – VBM)
Modelo de gestão empresarial, que tem como foco maximizar o valor dos shareholders (acionistas) – numa abordagem restrita e dos stakeholders (grupo de interesse) – numa abordagem ampla.
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Gestão da Mudança (Change Management)
Os gestores devem se preparar para a mudança por meio respondendo a três perguntas fundamentais: Como será a organização do futuro?; Qual o processo de mudança ideal?; Qual o tipo de competência que fará a diferença? Criam-se, então, equipes de trabalho competitivas e motivadas (focus groups), das quais surgem, naturalmente, os agentes de mudança.
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Gestão do Conhecimento (Knowledge Management)
Modelo de gestão que desenvolve processos para a aquisição e compartilhamento de conhecimentos experiências e aprendizados com todos os colaboradores.
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Gestão por Competência
Modelo que visa gerir competências individuais e estimular novas, bem como alocá-las de forma a multiplicarem o potencial produtivo da empresa.
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Gestão por Objetivos (Managment by Objectives – MBO)
Sistema de gestão em que os colaboradores e os superiores definem em conjunto qual é o objetivo do trabalho, como realizá-lo, de que forma será avaliado e qual o tempo necessário para a concretização.
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Intraempreendedor
É o colaborador com espírito empreendedor. Alguém que trabalha dentro de uma organização, transformando ideias em ações para gerar soluções impactantes.
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Key Performance Indicator (KPI)
Técnica de gestão que avalia o desempenho do negócio (Exemplos: taxa de cancelamento de pedidos, taxa de horas de parada de equipamento, fator de capacidade líquida, retorno sobre investimento, custo da mão-de-obra etc.).
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Organização que Aprende (Learning Organization)
São empresas gerenciadas de forma transparente, com gestores que divulgam aquilo que sabem, pedem ajuda quando não sabem e facilitam o aprendizado de seus liderados.
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Networking
Ação de estabelecer e manter uma rede de contatos. Fazer networking é uma ótima forma de otimizar a base de seus relacionamentos e transformá-los em benefício mútuo.
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Planejamento Estratégico
Avalia o potencial total de um negócio, vinculando objetivos e ações.
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Plano de Marketing
Ferramenta que alinha diagnóstico de mercado (análise SWOT), objetivos de marketing, estratégia de marketing, marketing mix, previsão de vendas, orçamento de marketing e monitoramento de resultados.
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PME
É a sigla para pequenas e médias empresas. Uma pequena empresa possui de dez a 49 colaboradores; uma empresa média, entre 50 e 249.
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Retorno sobre Investimento (Return on Investment – ROI)
É um índice financeiro que mede o retorno de determinado investimento realizado e contabilizado em meses, nos quais ele será amortizado para, a partir daí, gerar lucro.
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Análise SWOT (SWOT Analysis)
Ferramenta que analisa a competitividade de uma organização, considerando as seguintes variáveis: Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças. Em português, é chamada de “FOFA”.
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Teambuilding
Conscientização dos profissionais a respeito da importância e da necessidade do trabalho em equipe, por meio de ações que motivem as pessoas a realizar as atividades diárias.
Por Werner Kugelmeier
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