“A crítica pode não ser agradável, mas é necessária. Ela preenche a mesma função da dor no corpo humano. Chama a atenção para o estado não saudável das coisas.”
(Winston Churchill)
Vários são os fatores que podem aumentar a satisfação no trabalho: ter autonomia, reconhecimento, contar com um espaço agradável, manter bons relacionamentos com os colegas, obter benefícios, receber treinamentos. Mas há algo diferente que também pode aumentar a sensação individual de prazer: aprender a receber, aceitar e usar as críticas de forma positiva.
Sim, o feedback sempre deve ser visto com bons olhos, ainda que produza uma percepção momentânea de insegurança, incerteza e dúvida sobre a capacidade de realizar o que é esperado. Mas como é possível tirar proveito de um feedback negativo e crescer a partir dele?
De fato, nem sempre é fácil lidar com as críticas, principalmente se quem as concedeu não foi exatamente sutil ou respeitoso. Por isso, um desânimo inicial é absolutamente normal! De todo o modo, é necessário absorver as informações, ouvi-las atentamente e considerar qual lição pode ser tirada da situação. Aqueles que escolhem adotar tal comportamento beneficiam a si mesmos e a quem está a seu em torno.
Um estudo feito pela ARCH Profile Solutions mostra que profissionais insatisfeitos tendem a reagir de forma mais negativa diante de críticas recebidas:
- 30% dos colaboradores insatisfeitos com o trabalho acreditam que as pessoas fazem críticas negativas apenas com a intenção de “colocar o outro para baixo” (em comparação aos 16% dos colaboradores satisfeitos com o trabalho);
- 74% dos colaboradores insatisfeitos são muito severos consigo mesmos quando falham (em comparação com 54% dos colaboradores satisfeitos);
- 79% dos colaboradores insatisfeitos apresentam algum problema de autoestima (comparado a 46% dos colaboradores satisfeitos);
- 43% dos colaboradores insatisfeitos afirmam que, depois de receberem uma crítica negativa perdem a vontade se esforçar para finalizar suas tarefas.
- 44% dos colaboradores insatisfeitos com o trabalho sentem-se insultados quando alguém rejeita suas ideias (em comparação aos 29% dos colaboradores satisfeitos).
Outra pesquisa, feita pela Universidade Alfred em Nova York (“Sensibilidade à crítica: uma nova medida às respostas às críticas diárias”), mostrou que altos graus de sensibilidade à crítica estão relacionados a: medo de ser avaliado negativamente, pessimismo, baixa autoestima e até mesmo depressão.
A verdade é que, independentemente das reações individuais, não há como evitar críticas ou fugir delas, especialmente na vida profissional. Quanto mais o indivíduo ascende na carreira ou quanto mais bem-sucedido ele se torna, maior é a necessidade de aprender a lidar com o desconforto de ouvir algo com que nem sempre concorda. Saber que não está atingindo as expectativas e entender as percepções negativas que os outros têm é a única forma de aprender, se desenvolver e crescer profissionalmente.
Além disso, é importante considerar que muitas vezes as críticas partem de pessoas que genuinamente desejam ajudá-lo a realizar um trabalho melhor. Portanto, um exercício interessante é buscar e valorizar a visão que essas pessoas têm sobre seu comportamento e desempenho.
Há formas de melhorar a habilidade de se posicionar frente às críticas com profissionalismo e um sentimento de agradecimento. Veja algumas sugestões:
- Aceite o fato de que qualquer pessoa pode errar – sentir-se envergonhado de ter errado é a principal falha que você pode cometer. Errar é humano e negar a imperfeição é negar a qualidade de ser humano. Não seja orgulhoso demais para admitir que está errado. A aceitação da falha é um sinal de força e coragem pessoal.
- Pergunte-se: qual parte dessa crítica é aplicável e útil para o meu desenvolvimento? Escute com atenção e, posteriormente, filtre o que pode ser transformado em ação e o que, eventualmente, pode ser desconsiderado.
- Isole a crítica da pessoa que está falando – procure manter-se o mais neutro possível e pratique sua inteligência emocional. Evite pensar na crítica como um ataque pessoal.
- Não deixe a crítica paralisar você – faça dela um estímulo. Nesse momento, você precisará de uma dose de autoconfiança e de uma chance para fazer algo bem feito.
- Exercite a aceitação – durante o feedback negativo, respire fundo, controle-se, não interrompa. Se necessário, faça perguntas para entender melhor o que o outro deseja transmitir.
- Escreva as críticas com suas próprias palavras – registre o que foi dito durante o feedback e elabore um plano de ação.
- Considere as desvantagens de não aceitar o feedback – se você se sentir tenso ou chateado com a crítica, pense na seguinte situação: é preferível permanecer “no escuro” ou em um lugar confortável? Ou ter a chance de melhorar e aprender com a situação?
Sem dúvida, é mais fácil dizer ou ler do que aplicar essas orientações. Afinal, não é tão simples transformar críticas em mola propulsora, sem internalizar o efeito negativo que elas podem provocar – reações defensivas aumentam a insatisfação. Mas, com pequenas mudanças no modo de pensar e agir, o processo de receber feedback pode se tornar menos doloroso e mais proveitoso. Assim, receber feedbacks passa a ser também um fator estreitamente relacionado à satisfação profissional. Quem aprende a aceitá-los adequadamente nunca mais quer viver sem eles.
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