Veja algumas sugestões, que podem ser disseminadas pelas áreas de Recursos Humanos e Comunicação, sobre como incentivar o uso adequado da internet na empresa:
1. Estabelecer regras claras alinhadas à política da empresa
As regras em relação ao uso da internet no ambiente profissional devem estar inseridas na política e na cultura da organização e precisam ser transmitidas com clareza. Os colaboradores não devem ter dúvidas em relação ao que é aceitável e o que não é.
2. Divulgar e tornar as regras conhecidas a todos
De nada adianta ter regras se ninguém as conhece ou não sabe onde encontrá-las. A empresa pode usar diferentes canais de comunicação interna para disseminar as normas, deixando-as disponíveis e acessíveis a todos os colaboradores.
3. Aplicar as regras de forma indiscriminada
Para que o processo ganhe credibilidade, essas regras devem valer para todos os colaboradores de maneira indiscriminada. A empresa deve garantir que elas sejam aplicáveis e cumpridas.
4. Ter gestores como exemplos
Para que os conceitos sejam incorporados são necessários exemplos. E os bons exemplos vêm de cima. Os gestores devem ser os primeiros a adotar uma postura adequada e ética para que esse mesmo comportamento seja visto no restante da equipe.
5. Criar regras específicas para reuniões
Uma das queixas mais comuns no ambiente corporativo, é o uso inadequado da internet e dos smartphones durante reuniões. Para que os encontros sejam mais rápidos e produtivos, é preciso criar regras específicas. Os profissionais podem ser incentivados a desligar o celular ou ainda a deixá-los “longe dos olhos” durante o encontro. Para serem lembradas, recomenda-se que as regras estejam registradas em um quadro ou banner.
6. Conscientizar sobre prejuízos e riscos do uso inapropriado da internet
Pode ser por meio de campanhas, treinamentos, palestras ou simulações. Os prejuízos e os riscos do uso inapropriado da internet devem ser expostos e reforçados constantemente. Afinal, funcionários desatentos estão mais suscetíveis a cometer falhas ou ainda a sofrer acidentes de trabalho. Conheça algumas campanhas criadas por empresas para desincentivar o uso dos smartphones:
- Case Hospital Albert Eistein
A coordenação do hospital Albert Einstein, em São Paulo, constatou que muitos dos seus funcionários que entravam com pedido de licença médica tinham se acidentado justamente por estar usando o celular enquanto faziam suas atividades diárias. Por isso, criou uma campanha entre os colaboradores. Veja a matéria divulgada pela TV Globo.
- Campanha Coca-Cola
Em uma propaganda em vídeo bem-humorada, a Coca-Cola sugere o uso de um funil no pescoço que impede a pessoa de olhar para baixo e, assim, checar o celular. O equipamento é semelhante ao colar de uso veterinário usado para tratamento de cachorros e gatos.
- Ação Telefônica Vivo
A campanha da Vivo quer incentivar o uso consciente de celulares. Com filmes, anúncios e outras ações de engajamento em tom informal, a empresa pretende se aproximar dos consumidores e atingir também seus colaboradores. A companhia criou um site para isso, além da hashtag #UsarBemPegaBem: www.usarbempegabem.com.br