Como define Cláudia Matarazzo, jornalista especialista em etiqueta e comportamento, etiqueta é um conjunto de normas baseado no bom senso, na naturalidade e na afetividade. Além disso, a etiqueta é um diferencial para qualquer ambiente, social ou profissional. Afinal, é preciso saber transitar com elegância em qualquer ambiente e se relacionar gentilmente com as pessoas, independentemente da hierarquia ou da situação, dos diferentes códigos e fronteiras culturais.
A etiqueta não se aplica apenas a relacionamentos face a face. Na internet, em que convivemos virtualmente com as mais diversas pessoas, também há um conjunto de normas para a boa convivência dos usuários da rede, chamado netiqueta.
Você, por exemplo, já começou uma conversa com alguém em um encontro nos corredores da empresa sem dizer, pelo menos, “oi”? Dificilmente. Mas muitas pessoas se esquecem de começar um e-mail com esse “detalhe”, que mostra gentileza com quem recebe a mensagem.
Veja mais algumas regras da netiqueta:
- Escreva o título do e-mail de forma clara e objetiva;
- Escreva uma saudação inicial, de acordo com o grau de formalidade exigido pela situação;
- Comece o e-mail pelo mais importante;
- Não fique justificando o porquê do envio da mensagem;
- Anexe a sua assinatura no final de cada mensagem de correio eletrônico ou fóruns de discussão. A assinatura não deverá exceder as 4 linhas de texto;
- Não escreva mensagens em caracteres maiúsculos, pois o leitor interpretará que o autor ESTÁ GRITANDO!
- Seja cuidadoso quando utiliza expressões sarcásticas ou humorísticas;
- Não abrevie, pois o seu leitor pode não entender e, pior, pode achar que você escreveu o e-mail rápido e sem cuidado algum;
- Em e-mails empresariais, não use “carinhas”;
- Seja claro e cuidadoso no que escreve sobre terceiros. O correio eletrônico pode ser facilmente reenviado para outros;
- Quando fizer referências a outros textos, não se esqueça de incluir as fontes e de respeitar os acordos de copyright e licenciamento (caso existam).
Essas são algumas das regras básicas da netiqueta. Você não precisa decorá-las, mas lembre-se sempre de que há uma pessoa do outro lado do computador e, portanto, é preciso ter bom senso para mostrar naturalidade e afetividade em relação a ela. Assim, a comunicação escrita torna-se mais eficaz.
Por Vívian Cristina Rio
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