Você já deve ter passado pela experiência de ficar no elevador com outra pessoa sem saber exatamente o que fazer ou o que dizer. Mas, pense que esse alguém pode ser o chefe do seu departamento, o CEO, ou mesmo alguém que trabalhe na empresa dos seus sonhos. Já pensou em transformar esses segundos desconfortáveis e aparentemente “inúteis” em uma oportunidade para estabelecer um diálogo rápido que gere resultados? Conheça o “Elevator Pitch”.
Elevator Pitch – O que é?
O termo remete a um cenário em que você encontra, acidentalmente, uma pessoa importante no elevador. Se a conversa naqueles minutos for interessante e atraente, haverá uma chance de ela continuar do lado de fora, no mesmo dia ou em ocasião próxima.
O Elevator Pitch, também conhecido como “Elevator Speech”, é uma estratégia de síntese, na qual, em até 90 segundos, você fornece informações sucintas sobre uma determinada situação, projeto ou ideia que agregue valor ao interlocutor. Você pode apresentar uma sugestão para a solução de um problema, algo sobre o mercado, os concorrentes, ou ainda um diferencial que você percebe no negócio da empresa que ainda não está sendo explorado. Mas, sem dúvida, essa ferramenta pode representar uma excelente oportunidade de falar sobre você, sua equipe, seus objetivos profissionais, resultados e como você pode fazer a diferença para a organização.
O seu “speech” deve ser estruturado de maneira clara, resumida, atraente, de forma a deixar “um gostinho de quero mais”. Para que não passe a impressão de ser uma conversa-pronta, decorada, a mensagem deve ter um tom conversacional, ser fluida e espontânea.
Elevator Pitch – Por quê?
Um bom Elevator Pitch pode ajudá-lo a estreitar e criar relações, alimentando seu networking, além gerar no receptor boas impressões sobre você, fazendo com que ele se lembre do seu nome, de quem você é e tenha interesse em continuar ouvindo suas ideias.
Deixar uma impressão boa de quem você e do que você faz poderá abrir as portas que há muito você espera. Além disso, essa é uma boa forma de planejar e praticar uma comunicação assertiva e rápida, que pode ser necessária em outras situações, como em festas de confraternização, reuniões e viagens profissionais.
Elevator Pitch – Seja sincero, breve e prudente
Todos já viram uma ampulheta, aquele objeto que mede o tempo através do movimento da areia derramada do recipiente superior ao inferior. Imagine que seu Elevator Pitch é a areia que deve seguir um movimento de maneira fluida e dinâmica em 1 minuto.
Dicas para se sair bem no Elevator Pitch:
- Defina quem você é e o que você faz.
- Exponha o que acredita ser seu diferencial.
- Mostre o que você busca e o que o motiva.
- Explique o que você acredita que a equipe – o departamento, ou a empresa – pode “ganhar” tendo você como colaborador.
- Seja assertivo – tagarelar e fazer digressões desnecessárias só irão prejudicá-lo
- Use o grau de formalidade adequado, mas sempre mantendo um tom conversacional. Lembre-se: proximidade não é intimidade.
- Não fale sobre problemas ou questões pessoais, mas, sim, de suas competências e objetivos.
- Use a linguagem corporal adequada, bom contato visual e variações no tom da voz.
- Fale com confiança, deixando uma impressão positiva.
- Atente-se para o tempo, ele é quem dita a dinâmica do Elevator Pitch.
Nunca sabemos com quem esbarraremos no elevador – ou no corredor da empresa, no aeroporto, no estacionamento… Por isso, pense em um discurso que gere resultados e aproveite as oportunidades que passam por você. Use o Elevator Pitch.
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