Cuidar da voz pode parecer algo menos importante para alguns profissionais. No entanto, vale lembrar que esse é um instrumento tão poderoso que é utilizado até para demarcar o espaço de alguém no mundo. Por exemplo, quando dizemos que é preciso “dar voz” às minorias sociais significa que é preciso conceder a determinados grupos um lugar de relevância na sociedade.
Do ponto de vista biológico, a voz é o som produzido pelas nossas pregas vocais que, ao sair dos pulmões e passar pelos órgãos fono-articulatórios, confere tons diversos à nossa subjetividade, às nossas potencialidades e às nossas relações.
Em um show de talentos norte americano, ao realizar uma performance de “I dreamed a dream”, Susan Boyle, uma mulher de 47 anos, fora dos padrões de beleza comumente presentes nesse segmento, impressionou a todos com sua voz afinada e potente, abrindo espaço na indústria fonográfica para se estabelecer como cantora profissional.
Sim, a voz revela o que muitos de nós ignoramos à primeira vista. A frequência, a altura e o volume utilizados por alguém são características que nos possibilitam identificar fatores da subjetividade de uma pessoa, seu estado emocional, e até mesmo seu humor.
Ao mesmo tempo que revela informações, a voz ensina, orienta, aconselha e até mesmo repreende. Além disso, ela é pode ser uma marca pessoal de líderes, negociadores, professores, influenciadores usada para sensibilizar, conscientizar, acalentar, cuidar, seduzir, levar a gargalhadas ou lágrimas. Pronunciando sílabas, aprendemos a escrever palavras; expressando ideias e sentimentos construímos relações. Se desejarmos transmitir nossas propostas, conhecimentos ou resultados, a voz adequada e bem colocada ajudará a captar o ouvinte até o fim da mensagem, fazendo-o mergulhar conosco em nossas histórias e interesses.
Quem já leu o famoso conto de Hans Christian Andersen sabe que a bela e suave voz da Pequena Sereia era uma das principais características da personagem. Após entregar à bruxa o som maravilhoso que ecoava, a sereia começa a ter dificuldades para se expressar e, portanto, para construir relações com aqueles que a rodeavam no mundo dos humanos.
A voz expressa individualidade e potencialidades, carências e fortalezas, sendo protagonista do bom atendimento ao cliente, da comunicação efetiva com a equipe de trabalho, de um telefonema, do momento de exposição em público ou da venda de um produto. Cria possibilidades, possibilita aproximações, auxilia na solução conflitos, impactando, igualmente, emissor e receptor.
Não restam dúvidas: cuidar da voz é cuidar da sua imagem profissional.
[DOWNLOAD PESQUISA] O Impacto da Voz na Imagem Profissional
Cursos recomendados:
Leave a Comment