Sobre este curso
OBJETIVOS:
- Capacitar os profissionais a apresentar a mensagem desejada de forma clara, consistente e criativa, otimizando o tempo e facilitando o entendimento do público-alvo
- Habilitar os participantes a aprimorarem o processo de planejamento da apresentação em público
- Preparar os participantes para identificar seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria em termos de exposição em público.
PRINCIPAIS TÓPICOS:
- Falar em público – o que é a arte retórica?
- Fases da apresentação: planejamento e realização
- Arquitetura e Planejamento da apresentação
- Partes de uma apresentação: introdução, corpo e conclusão
- Princípios de eficácia (clareza, concisão, ordenação, adequação, quantidade, relevância)
- Padrões de organização das ideias
- A elaboração do roteiro de uma apresentação
- Formação de imagens entre interlocutores – compreendendo a importância das percepções mútuas para o bom andamento da apresentação
- A importância da percepção no processo comunicativo: feedback interno e feedback externo
- A escolha das palavras
- Componentes da linguagem não-verbal
- Critérios para elaboração de um bom recurso: visibilidade, pertinência, relevância, qualidade
- Exercícios práticos e simulações